101 Viralatas: Conheça a iniciativa que ajuda mais de 500 animais no RS

Apaixonada por animais, Aline Orestes Vieira criou a 101 Viralatas quase sem querer. Hoje, a ONG abriga mais de 500 animais, incluindo gatos, cachorros e até cavalos. Nós conversamos com Aline para saber um pouco mais sobre a iniciativa. O resultado você confere abaixo:

Logo da 101 Viralatas

101 Viralatas ajuda mais de 500 animais

Como surgiu a ideia de criar a 101 Viralatas?

Aline Orestes Vieira – A 101 Viralatas tem influência direta na minha infância. Fui eu quem começou tudo quando resgatei a Xuxa, que viveu 19 anos conosco. Quando a resgatei eu tinha 10 anos e muitos outros resgates vieram depois. Em 2004, o Ticiano Osório (repórter da Zero Hora) fez uma reportagem e chamou a iniciativa de 101 Viralatas.

A 101 Viralatas ajuda animais abandonados a encontrar um lar. Como é feito o processo de adoção?

Aline Orestes Vieira – Para adotar, a pessoa entra em contato conosco através do e-mail adote@101viralatas.com.br e responde um questionário. Então, é marcado para um voluntário ver a residência do adotante. Para gatos, sempre a residência sem acesso a rua com telas em portas e janelas. Para cães, o pátio tem que ser muito bem fechado.

Há uma estimativa de quantos animais a ONG já ajudou até hoje? Qual a história mais marcante para você?

Aline Orestes Vieira – Muito mais de mil animais… Não tenho noção. Faço uma estimativa de 10 adoções ao mês, tem meses que já teve muito mais. A história mais marcante é do resgate da Free e da Way… Uma mãe e uma filha (cachorros) no canteiro central da Freeway. Eu e meu marido voltávamos de um resgate de uma mãe gata grávida com dois filhotes de gatos ariscos. Avistei aquela mãe perto do filhote e no seu olhar vi que ela jamais atravessaria a Freeway sem a cria e que as duas morreriam ali ou seriam atropeladas. Parei o carro e fui ao resgate, amarrei a mãe com o cordão do tênis e peguei a bebê mostrando para a mãe segurança até que pude pegar as duas. Elas estiveram por um bom tempo aqui no abrigo até que apareceu uma adoção conjunta, porque não ia separá-las. Mas a Way não se deu bem no apartamento, destruindo em um dia muitos eletrônicos e móveis da casa. Fui para buscar as duas e a mãe me olhou com um ar de “Não me leve… Deixe eu terminar a vida aqui”, aconchegada em uma cama muito fofa. Peguei a filha e vim para o abrigo com peso no coração em separar as duas, mas a filhota ainda tinha chances – e em seguida ela encontrou um lar muito especial. Veja mais sobre o resgate.

Segundo o site da 101 Viralatas, mais de 500 animais estão abrigados atualmente pela ONG, incluindo gatos, cachorros e até cavalos. Como são custeadas as despesas desses animais?

Aline Orestes Vieira – Através de doações nas contas da ONG, pelo PagSeguro e com vendas de produtos da ONG e do brechó. No dia 3 de junho saiu uma matéria na Zero Hora: agora estão chegando doações nos bancos, de ração e também doações para o brechó.

Quem pode colaborar com a ONG e qual a melhor maneira para fazer isso?

Aline Orestes Vieira – Jovens e menores com autorização dos pais podem vir aqui ajudar na limpeza de canis e gatis e adultos também. Ajudar com banho e tosa, reforma de canis, passear com os cães, participar dos eventos de feiras de adoção e brechó, trabalhar com cards feitos em Corel Draw ou Photoshop para postar em nossa fan page, responder e-mails, fazer coleta de doações, ir a casa de adotantes, ceder a própria casa ou conseguir mais pontos de coleta, doação de roupas, bolsas, sapatos e utensílios em geral para o brechó, doação de jornais e de dinheiro através do PagSeguro. Também coletamos doações através do e-mail coleta@101viralatas.com.br ou através das nossas contas:

BANCO DO BRASIL: Agência 5653-7 / Conta 1.248-3

BANRISUL: Agência 0982/ Conta: 06.060510.0-5

CAIXA: Agência 3457 / Operação: 022 / Conta Poupança: 4-8

Associação 101 Viralatas – CNPJ: 11.307.796/0001-46

Conheça mais sobre a 101 Viralatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>