#DiaNacionaldaLínguaPortuguesa: ação voluntária ensina idioma para crianças carentes

No #DiaNacionaldaLinguaPortuguesa, conheça uma iniciativa que desperta em crianças e adolescentes de abrigos, o gosto pelo idioma. A ação é do Instituto #VamosALuta! :) E o que eles fazem?

O Instituto criou em 2010 um projeto de educação focado na alfabetização de crianças de 7 a 17 anos – vítimas de abandono, abuso sexual e até mesmo de tentativa de aliciamento por tráfico de drogas. :(

As atividades – desenvolvidas na região metropolitana de São Paulo e Santana do Parnaíba – contam com a ajuda de voluntários para disseminar o aprendizado da língua portuguesa. Bacana, né?!

“Crianças nessas situações têm uma peculiaridade: a dificuldade em enfrentar uma situação de analfabetismo total ou funcional é potencializada pelas inconstantes situações psicoemocionais que dão origem a grande parte dos bloqueios de aprendizagem”, afirma o coordenador do projeto, Rubens Salles de Carvalho Junior.

Comemora-se a data desde de 2006

Comemora-se a data desde de 2006

#Crianças atendidas

Atualmente, o projeto conta com a parceria de nove entidades e leva a alfabetização para 96 crianças e adolescentes – sendo que 47 fazem parte do ensino de alfabetização básica e 37 do aperfeiçoamento de habilidades de leitura e escrita. Os voluntários passam, gratuitamente, por cinco cursos de formação de alfabetizadores.

Dia de festejar a #LínguaPortuguesa

A festa vai ser comemorada por 250 milhões de pessoas!!! Opss,  nem todos foram convidados, é só para brasileiros. Sério?  Sim, em 2006 foi promulgada a Lei 11.310 que institui o dia 5 de novembro como Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil – mesmo dia do nascimento do baiano Ruy Barbosa, orador e estudioso do idioma. Mas bem que poderia ser uma data internacional né? E poderia mesmo, porque no Brasil estão os  80% desses falantes.  E os 20% restantes deles onde estão?

Português é falado em oito países

De fato, o Brasil é o único país da América Latina que fala português. No entanto, não é o único no mundo. É a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano.  O português é a língua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores,  Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, e o Brasil, é claro.

Podemos ir pra China?

O português também é falado por uma pequena parte da população em Macau , um território chinês que foi, há 15 anos, administrado pelos portugueses; no estado de Goa, na Índia, que pertenceu aos portugueses até 1961 e no Timor Leste, na Oceania, que  até 1975 foi administrado pelos portugueses, quando então foi tomado pela Indonésia, atualmente é administrado pela ONU.

 

Com a Informação: Portal são Francisco , Projeto Generosidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>