5 dicas da WWF-Brasil para reduzir sua pegada ecológica

Uma das principais ONGs relacionadas à preservação do meio ambiente com atuação no Brasil, a WWF desenvolve atividades de proteção a espécies e ecossistemas ameaçados, além do desenvolvimento de modelos alternativos para conservação e uso dos recursos naturais.

A ONG também organiza a Hora do Planeta, uma iniciativa global que convida as pessoas a apagar as luzes por uma hora. “A Hora do Planeta surgiu como inspiração para reunir as pessoas para a realidade da mudança climática e iniciar um diálogo sobre o que nós, como indivíduos podemos fazer para ajudar a resolver o maior problema que enfrenta nosso planeta hoje”, explica Patrícia Ribeiro, da equipe de comunicação da WWF-Brasil.

O que é #PegadaEcológica?

É uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano. Sendo assim, a Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2).

Confira as dicas da ONG para quem quer diminuir a sua pegada ecológica:

Dicas da WWF para diminuir sua pegada ecológica

Dicas da WWF para diminuir sua pegada ecológica

Tchau Fast Food
Evitar o consumo de alimentos preparados, além de ser mais saudável, também ajuda o meio ambiente. Assim você consome alimentos que usaram menos recursos ao serem produzidos e ainda evita o acúmulo de embalagens, que nem sempre são recicladas.
Não alimente o consumismo
Sabe aquele seu celular que você comprou há 10 meses? Pois é, ele não está velho e ainda pode continuar sendo usado por um bom tempo. O mesmo vale para a sua televisão nova, seu computador e até aquele tênis que você comprou no Natal. Todos esses bens demandam muitos recursos para sua fabricação – e esses recursos são limitados!
Sem desperdício
Evite usar a mangueira para lavar o pátio ou deixar a torneira aberta enquanto lava a louça ou escova os dentes. Tudo isso contribui para economizar a água do planeta – e a economia também acontece no seu bolso! 😉
Separe
Separar o lixo é um bom ponto de partida e é mais fácil do que parece: orgânicos para um lado, seco para o outro. Se a sua cidade não tiver coleta seletiva, é possível entregar o lixo reciclável em pontos de coleta ou cooperativas de reciclagem. #NãoTemDesculpa
Desligue o motor
Sabia que um dos principais vilões do aquecimento global são os gases de combustão dos motores dos veículos? Experimente usar o transporte público ou comprar uma bicicleta. O meio ambiente e a sua saúde agradecem!
E aí, curtiu as dicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>