Dia Internacional da Juventude com menos jovens nas urnas

Hoje se comemora o Dia Internacional da Juventude. A data foi escolhida em uma Assembleia-Geral das Nações Unidas e tem como objetivo promover o debate sobre temas relacionados à juventude. E, por acaso, as eleições deste ano são um assunto cada vez menos relacionado com os jovens.

Dia Nacional da Juventude

Dia Nacional da Juventude

Os jovens e a política

Para explicar essa situação, vale lembrar que os jovens entre 16 e 18 anos não são obrigados a votar, mas já possuem direito ao voto. Mesmo assim, todos os anos um número mais ou menos constante de jovens tira seu título de eleitor e resolve mostrar sua opinião nas urnas: durante as eleições municipais, esse número é um pouco maior e fica em torno de 43%, enquanto nas eleições estaduais e federais os números ficam entre 36% e 37%. Até aí tudo bem, certo?

Eleições 2014

Acontece que as eleições 2014 estão chegando – caso você ainda não tenha reparado, elas irão ocorrer em outubro. Elas já estão nas redes e nas ruas, mas parece que andam cada vez mais longe da cabeça dos jovens. Se você leu os índices acima, pode ficar um pouco assustado ao saber que o número de jovens entre 16 e 18 anos que tirou o título de eleitor para votar neste ano caiu para 26%, o que representa cerca de 760 mil jovens a menos nas urnas. :(

Como se não bastasse, 17% dos jovens entre 18 e 24 anos afirmaram ao Ibope que não pretendem comparecer às urnas este ano (10 pontos percentuais a mais do que no mesmo período em 2010).

#PartiuPensar

Peraí, mas esses jovens não eram os responsáveis pelo futuro do país?  São, e tudo indica que eles sabem bem disso. Acontece que muitos passaram a desacreditar na política tradicional, principalmente com a popularidade das manifestações que ocorreram em 2013. O gigante já dormiu, mas a sensação de que algo não estava bem parece ter ficado na cabeça dos jovens, que passaram a preferir fazer política com as próprias mãos.

Com informações de juventude.gov.br e Estadão.

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>