Depressão é doença, sim!

Depois da morte de Robin Williams e do comediante Fausto Fanti, ambos com diagnóstico de depressão, a polêmica em torno da doença se acendeu.

Mesmo assim, ainda tem gente que insiste que o problema não é sério e tenta “consolar” pessoas que sofrem com a enfermidade com frases como “Outras pessoas estão numa situação muito pior do que a sua” ou “Você se sentirá melhor amanhã”. Tanto é que o Buzzfeed fez um post engraçadinho, mas que alerta para a importância da doença.

E se as outras doenças fossem tratadas como depressão?

E se as outras doenças fossem tratadas como depressão?

Depressão é doença, sim!

Cerca de 20% a 25% da população mundial apresenta algum nível de depressão – e o problema se torna mais grave quando consideramos o grupo dos comediantes e artistas, que muitas vezes são incapazes de lidar com seus próprios problemas quando a plateia vai embora. É o que mostra um estudo da Universidade de Oxford feito com 523 comediantes, que mostrou que este grupo é mais propenso a depressão. Metade dos entrevistados mostrava ter um potencial depressivo e muitos tinham ainda uma tendência para a bipolaridade e mania de perseguição.

Mesmo assim, tem gente que ainda não reconhece a depressão como uma enfermidade com a gravidade que ela possui, que muitas vezes pode levar a pessoa ao suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ela será a doença mais comum do mundo em 2030, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, como câncer ou doenças cardíacas.

Como ajudar

Se você conhece alguém que apresenta sintomas de depressão, é importante aconselhar essa pessoa a procurar tratamento especializado. O Gruda, em São Paulo, oferece tratamento gratuito para distúrbios do humor, atendendo pacientes com depressão ou transtorno bipolar.

Saiba mais sobre a doença.

Com informações de BBC e G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>