Patrick Modiano é o Nobel de Literatura

Hoje pela manhã foi anunciado o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2014: o ganhador foi o escritor francês Patrick Modiano, ainda pouco conhecido no Brasil.

Este já é o 15º Nobel de Literatura acumulado pela França – enquanto em terras tupiniquins ainda estamos torcendo para conquistar o  nosso primeiro.

Parabéns Patrick Modiano!! :)

Parabéns Patrick Modiano!! :)

Nobel de Literatura

Mais do que o grande reconhecimento na área, o autor irá receber um prêmio de oito milhões de coroas suecas (mais de 2,6 milhões de reais). Sua obra se foca em temas como a memória, o esquecimento, a identidade e a culpa. Talvez por isso ele tenha sido premiado pela “arte da memória com a qual ele evocou os destinos humanos mais inapreensíveis e revelou a vida e o mundo (do período) da ocupação”.

Para ler Patrick Modiano

Ao todo o autor já publicou 30 romances, sendo que sete destes já foram traduzidos para o português. Infelizmente, das sete traduções, seis estão esgotadas por aqui – mas devem receber novas edições em breve. O único que sobrou no momento é o infanto-juvenil “Filomena Firmeza”.

Entre os outros livros do autor publicados no Brasil estão “Meninos valentes”, “Do mais longe do esquecimento” e “Ronda da noite”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>