A Semana Mundial do Aleitamento Materno começa hoje :)

Hoje, 1º de agosto, é o Dia Mundial da Amamentação e início da Semana Mundial do Aleitamento Materno. A iniciativa foi criada pela World Alliance for Breastfeeding Action em 1992 e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Amamentar é um ato de amor.

Amamentar é um ato de amor.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

É isso mesmo. É uma semana inteira para que todos reflitam sobre a importância da amamentação. Ela é comemorada entre os dias 1 e 7 de agosto e já abrange mais de 120 países. O ideal é que as crianças se alimentem exclusivamente através da amamentação durante os 6 primeiros meses de vida, mas isso nem sempre ocorre.

Os números da amamentação no Brasil

A porcentagem de crianças amamentadas até os seis meses de vida ainda é baixa no Brasil, com 68,4% na região Sul do país e apenas 16,6% no Sudeste. No Norte são 19,5%, no Centro-Oeste 35,9% e no Nordeste 20%. Segundo dados do Ministério da Saúde, a média de aleitamento materno exclusivo era de apenas 23 dias no Brasil – mas ela subia para 9 meses e 9 dias quando se consideravam dietas mistas, que incluíam amamentação e outra forma de alimentação paralela.

Bancos de Leite

Você sabia que existe uma Rede Brasileira de Bancos de Leite? Essa iniciativa é ótima para ajudar crianças prematuras ou de alto risco que estejam internadas em UTIs – para essas crianças é ainda mais importante contar com todos os nutrientes que o leite materno possui. Dessa forma, mulheres que possuam um volume de leite que exceda a necessidade de seu bebê podem doar leite e ajudar a salvar vidas. .

Com informações da Biblioteca Virtual em Saúde e Guia do Bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>