Cúpula do Brics se reúne para discutir crescimento inclusivo

Depois da Copa do Mundo, o Brasil sedia outro evento internacional: a Cúpula do Brics, que começou ontem em Fortaleza. Desta vez, a decisão será sobre o futuro do grupo, que reúne países emergentes e inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Este ano, a cúpula tem a Argentina como país convidado.

Reunião da Cúpula do Brics

Reunião da Cúpula do Brics

Com essa meta, a Cúpula do Brics vai dar prioridade às discussões sobre a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), como uma alternativa ao Bird (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento). Espera-se que a instituição tenha sede em Xangai (China) e presidência brasileira, com um aporte inicial de US$ 50 bilhões. A previsão é de que o Banco se torne realidade apenas em 2016.

A Cúpula do Brics

O nome Brics não reflete apenas a simples junção das iniciais dos países envolvidos. Ele representa mais do que isso ao fazer referência à palavra “tijolo” em inglês (brick). O objetivo é, afinal, construir uma opção de desenvolvimento sustentável para que esses países posam crescer diminuindo os índices de desigualdade e pobreza. Talvez por isso a temática escolhida para o evento tenha sido “Crescimento inclusivo, soluções sustentáveis”.

Agora é torcer para que a Cúpula do Brics consiga alcançar seus objetivos.

Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>