#OutubroRosa: aprenda a fazer o autoexame

Uma das maneiras mais simples de prevenir o câncer de mama é realizar o autoexame regularmente. É importante lembrar que, quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, maiores são as chances de cura da doença. Segundo a Femama, quando o tumor diagnosticado tem menos de 1 centímetro (o que significa um estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

Veja como é fácil fazer o autoexame em casa. 😉

#1 Em frente ao espelho

Veja se as duas mamas são iguais. Primeiro, observe-as com os braços caídos ao lado do corpo, depois com os braços levantados e, por último, com as mãos apoiadas sobre a bacia. Faça pressão sobre a mama para verificar se há alguma alteração na superfície dela, como saliências, rugosidades ou uma cor anormal.

Autoexame - Passo 1

Autoexame – Passo 1

#2 No banho

Durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas, levante o seu braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e use a mão direita para apalpar a mama esquerda, sempre com os dedos juntos e esticados. Faça movimentos circulares e de cima para baixo, compreendendo toda a extensão da mama. Não esqueça de pressionar suavemente os mamilos para ver se há saída de líquido. Faça o mesmo com a mama direita.

Autoexame - Passo 2

Autoexame – Passo 2

#3 Deitada

Deitada, leve o braço esquerdo à nuca, colocando uma almofada ou toalha sob o ombro e apalpe a mama esquerda com a mão direita, assim como no passo anterior. Faça o mesmo com a outra mama.

Autoexame - Passo 3

Autoexame – Passo 3

Saiba mais sobre o autoexame

O Inca ressalta que é muito importante lembrar que o exame das mamas feito em casa não substitui o exame realizado por profissionais da saúde qualificados para isso. Visite seu médico regularmente e agende sua mamografia periodicamente após os 40 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>