Agora é oficial: Joaquim Barbosa está se aposentando

Depois do Orkut, chegou a hora de Joaquim Barbosa se aposentar de vez. Ontem, 1º, o ministro se despediu do Supremo Tribunal Federal, mas não quis fazer nenhum pronunciamento.

Joaquim Barbosa: #PartiuAposentadoria

Joaquim Barbosa: #PartiuAposentadoria

Joaquim Barbosa atraiu os holofotes por ser o relator do mensalão, o maior julgamento da história do STF. Além disso, ele sempre teve opiniões fortes, o que já provocou algumas discussões acaloradas com outros ministros e também com Ricardo Lewandowski, revisor da ação e futuro novo presidente do Supremo.  Barbosa poderia continuar como ministro até completar 70 anos, idade da aposentadoria compulsória de servidores, mas resolveu pendurar as chuteiras aos 59.

Barbosa deve trabalhar até que sua saída seja oficializada, o que costuma demorar em torno de duas semanas. Por sorte, o Supremo vai estar em recesso durante o período e o presidente só precisará se envolver com decisões que tenham caráter de urgência.

Joaquim Barbosa candidato?

Andam dizendo por aí que tudo não passou de uma estratégia de Barbosa. Na verdade, ele quer se candidatar nas próximas eleições. E tem muita gente feliz com a ideia, mas ela não é verdadeira: Barbosa perdeu o prazo para se filiar a um partido político caso quisesse se candidatar. O ministro ainda deixou claro que não quer se aproximar da política nos próximos anos também: segundo ele, a política do dia a dia não o interessa. Então tá, né?

Saiba mais aqui e aqui.

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>