Monitoramento no trabalho x invasão de privacidade

Saber quanto tempo um funcionário leva para chegar ao trabalho. Avaliar seu grau de produtividade.  Qual tom de voz usa entre um bate-papo e outro e com quais pessoas conversa durante o expediente. Tudo isso é “medido” através de sensores em crachás e móveis de escritório. Invasão de privacidade? Empresas que têm usado esse tipo de monitoramento garantem que os dados são utilizados para potencializar a produtividade dos colaboradores.

Empresas que têm monitorado funcionários garantem que os dados são utilizados para potencializar a produtividade dos colaboradores. Foto: Divulgação

Empresas que têm monitorado funcionários garantem que os dados são utilizados para potencializar a produtividade das equipes. Foto: Divulgação

A Evolv é uma das companhias norte-americana que realiza o que chamam de “trabalho quantificado” em 13 países. Mas tem um porém: grande parte dos funcionários não sabem quais dados estão sendo analisados pelas empresas onde trabalham. Conforme a Evolv, seus clientes utilizam as informações para auxiliar nas decisões de contratações, além de avaliar o desempenho de um profissional ao longo de toda a sua carreira.

Para os defensores desse método, quantificar o lugar de trabalho é especialmente útil em áreas que contenham conflitos culturais, por exemplo. Acreditam que o procedimento pode ser produtivo para os funcionários, visto que podem acompanhar e avaliar seus próprios desempenhos.

Conforme Lew Maltby, presidente do Instituto Nacional de Direitos do Trabalhador dos Estados Unidos, o monitoramento pode ser uma “ferramenta valiosa” para os empregados, servindo de prova em caso de assédio sexual, por exemplo.

De acordo com o professor Andrew Knight, da Universidade Washington, a monitoração constante pode virar uma imagem assustadora para o futuro, pois poderá remover parte da autenticidade nos relacionamentos de trabalho. Segundo ele, após o caso Snowden, as pessoas podem rejeitar a ideia de terem seus trabalhos quantificados, por ser considerada uma invasão de privacidade.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>