Hoje foi dia de Saerj! Mas você sabe o que é isso?

Hoje o Rio de Janeiro tomou conta das redes sociais. E não foram as praias maneiras ou os corpos sarados que bombaram na rede, mas sim o ensino no estado, com o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), que foi parar nos Trending Topics do Twitter.

O Saerj bombou nas redes sociais!

O Saerj bombou nas redes sociais!

O que é o Saerj?

O sistema foi criado em 2008 e busca promover uma análise do desempenho dos alunos da rede pública do Rio de Janeiro nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. É uma forma que o estado criou para monitorar a qualidade do ensino e, dessa forma, poder melhorar a qualidade da educação. São avaliados alunos do 4º ano do ensino fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Nesse ano, algumas questões de interpretação de texto acabaram ganhando a simpatia dos alunos. Ao invés de trechos de contos ou poemas que já não tem tanta relação com o cotidiano dos estudantes, a escolha foi por letras de músicas já conhecidas dos jovens, como a música Garganta, da Ana Carolina, e Ligação, do Nx0. Alguns estudantes até mesmo registraram a prova e postaram fotos nas redes sociais, enquanto outros só xingaram muito no Twitter as 52 questões da prova de hoje.

 

 

A prova do Saerj já tinha ficado famosa por citar grandes pensadores contemporâneos, como a Valesca Popozuda, anteriormente – mas não, não foi lá que a questão sobre sua música ganhou destaque e sim numa escola do Distrito Federal.

#Tendência

Tem quem ache estranha essa tendência de usar letras de músicas em provas, mas muita gente acredita que isso aproxima os alunos do conteúdo. Tanto é que uma das universidades mais respeitadas na área de literatura do país, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, prevê o uso de um álbum inteiro em seu próximo vestibular. Os alunos que tentarem o concurso terão que ler (ou ouvir) o disco Tropicália (ouça aqui!), de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes, entre outros.

E aí, qual música vocêr quer ver em sua próxima prova?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>