Universidade de Harvard premia ideias de estudantes brasileiras

Duas estudantes brasileiras foram destaque em um prêmio de inovação promovido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O evento, que foi realizado pela primeira vez este ano, leva o nome de “Village to Raise a Child” (algo como “Comunidade por trás do jovem”) e teve um total de 80 inscritos, mas foram as duas brazucas que abocanharam o prêmio.

universidade de harvard

Um diagnóstico mais simples

Essa foi a ideia de uma das premiadas, Georgia Gabriela da Silva Sampaio. Há três anos, quando a tia dela foi diagnosticada com endometriose e precisou extrair o útero, a estudante ficou com medo de herdar a patologia. A partir disso, começou a pesquisar a criação de um método de diagnóstico da doença que fosse menos invasivo e mais barato, tornando o diagnóstico e o tratamento mais acessíveis a todos.

O resultado obtido por ela foi a criação de um método de identificação da doença através de marcadores biológicos, que serão posteriormente adaptados para um exame de sangue.

Água e óleo

A estudante Raíssa Müller também foi uma das ganhadoras do prêmio. Ela criou uma espécie de esponja que é capaz de absorver o óleo e repelir a água. A ideia é que o material possa ser usado em acidentes com derramamento de óleo no mar.

Atualmente, a palha de milho é um dos materiais utilizados em casos como este, mas precisa ser incinerada depois do uso. Com o material desenvolvido por Raíssa, o óleo coletado poderia ser recuperado e posteriormente revendido e o filtro também pode ser reutilizado. Muito mais ecológico e mais eficiente!

O futuro dos premiados na Universidade de Harvard

Além das estudantes brasileiras, outros três participantes também foram premiados: um do Sri Lanka, outro do Nepal e um terceiro das Filipinas. Em novembro, os cinco jovens selecionados irão expor seus projetos para investidores de todo o mundo e terão a oportunidade de conhecer a Universidade de Harvard.

Todos os selecionados estão agora participando de uma campanha na internet para que seus projetos possam ser financiados através de uma iniciativa de crowdfunding na plataforma CrowdRise. Acessando o link da plataforma, você pode ver os vídeos de cada projeto e ajudá-los a sair do papel através de uma doação de qualquer valor a partir de US$ 10.

E aí, vai ajudar? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>