A independência da Escócia está nas mãos do povo

Se você fosse escocês, teria um dia cheio de adrenalina e com um único compromisso: votar se acha que o país deve ou não ser independente do Reino Unido.

As pesquisas apontam uma disputa bastante acirrada, mas com um predomínio leve para o “Não”. :(

O zelador Willie quer a Escócia independente. ;)

O zelador Willie quer a Escócia independente. ;)

A Escócia já faz parte do Reino Unido há 307 anos, mas, caso vença o “Sim”, ela irá se tornar um país independente – o que promete gerar um furacão na política, economia e até mesmo na cultura do país.

Senta que lá vem história

A ideia de tornar o país independente começou lá em 1920 e tomou força com a criação do Partido Nacional Escocês, em 1934. Na metade do século passado, dois milhões de escoceses (40% da população local) chegaram a assinar um documento que pedia a independência da Escócia, mas o processo todo parou por aí, como se nada tivesse acontecido.

Foi em 2011, com o fortalecimento do Partido Nacional Escocês no parlamento, que a ideia da independência voltou com tudo, até que, em 2013, o projeto de lei que previa a votação pelo destino do país foi aprovado. #OsEscocesPira

A Escócia deve ser um país independente?

É exatamente essa a pergunta que os escoceses terão que responder hoje. As opções são apenas “Sim” ou “Não”. Quase 4,3 milhões de pessoas se registraram para a votação que irá decidir o destino do país. Se o “Sim” ganhar, a Escócia terá até março de 2016 para organizar sua independência. Se a votação decidir que o país deve continuar sendo parte do Reino Unido, fica tudo como está.

O que muda com a independência da Escócia?

A primeira coisa que deverá ocorrer é a negociação de questões relativas à divida externa, moeda usada no país e ao sistema educacional e de saúde entre o Reino Unido e a Escócia, até 2016, quando o país se tornaria de fato independente. É possível que a Escócia continue usando a Libra Esterlina (se a rainha deixar) ou se torne adepta do Euro como moeda. Uma terceira possibilidade seria criar uma moeda própria, o que acarretaria em altos custos para o governo.

Também há uma indecisão sobre o fato de o país continuar pertencendo à Comunidade Europeia, pois ainda não se sabe se a Escócia poderia aderir ao grupo automaticamente ou precisaria se candidatar a uma vaga.

Se você também está ansioso para saber o fim dessa novela, vai ter que esperar até o fim do expediente, pelo menos. A contagem dos votos começa às 22h na Escócia (18h no horário de Brasília).

Com informações de G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>