Os desafios do poder legislativo em pauta em Mossoró, Rio Grande do Norte

O que acontece no interior do Rio Grande do Norte, no município de Mossoró, numa quinta-feira que antecede a folia dos dias de carnaval? Formação política, é claro. O plenário da Câmara de Vereadores ficou pequeno para sediar o curso de Gestores Públicos Municipais.

Organizado pela FUG/RN, a pedido da presidente da casa, vereadora Maria Isabel Montenegro, a formação contou a palestra da gerente nacional do Programa de Formação da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane da Silva.

As funções de um vereador, as competências do poder legislativo, estrutura da Câmara, princípios do direito público e da administração pública foram alguns dos temas debatidos por Elisiane.

Elisiane da Silva palestrou sobre os desafios do poder legislativo.

Elisiane da Silva palestrou sobre os desafios do poder legislativo.

 

A sociedade líquida e a crise nos poderes

Elisiane também destacou a crise pela qual passa a atividade legislativa – que decorre da atual realidade contemporânea. Para isso, ela refere-se ao termo ‘sociedade líquida’, conceito construído pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Na sociedade líquida, segundo Bauman, as relações transformaram-se, tornaram-se voláteis – é a individualização do mundo, em que o sujeito encontra-se livre, para ser o que conseguir ser, mediante suas próprias forças. A liquidez é justamente essa inconstância e incerteza que a falta de pontos de referência socialmente estabelecidos gera. Para Elisiane, essa sociedade líquida atinge diretamente os poderes políticos. “A liquidez atinge a tudo e a todos. Nosso desafio hoje, mais do que nunca, é a formação do cidadão”, afirma.

Dos 21 vereadores, a formação contou com a presença de 21 edis, além de todos os funcionários da casa e público em geral.

Formação lotou o plenário da Câmara Municipal de Mossoró.

Formação lotou o plenário da Câmara Municipal de Mossoró.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>