Formação Política para o Parlamento Jovem de Pará de Minas

Cidadania, democracia, Estado e seus poderes: os temas pautaram a segunda oficina do Parlamento Jovem, do município de Pará de Minas, em Minas Gerais. Participaram da atividade os alunos das escolas Avany Villena, Fernando Otávio e Nossa Senhora Auxiliadora.

A oficina – que mesclou conhecimento práticos e teóricos – contou com as palestras da gerente nacional do Programa de Formação Política, Elisiane da Silva, e do coordenador estadual da FUG, Wallece Bandeira.

Pará de Minas (1)

Cidadania e Democracia

Na primeira atividade, composta pela palestra ‘Cidadania e Democracia e Estado e Poderes do Estado’, os estudantes aprenderam quais atos são competências do poder executivo e legislativo. Na segunda dinâmica, foram debatidos conceitos de cidadania.

De acordo com a coordenadora Aparecida Santos, os alunos surpreenderam pelo envolvimento e participação nos temas abordados. A banca examinadora composta pelos palestrantes e monitores provocou questionamentos entre os grupos, gerando debates produtivos. “Esses primeiros encontros são direcionados para a Formação Política, nos quais os estudantes recebem informações sobre esses assuntos como política, os três poderes, democracia e cidadania”, destacou.

O encontrou contou ainda com a presença do presidente da Casa, Mário Justino e dos vereadores Marcão, Niltinho do São Cristóvão e Toninho Gladstone.

#Agenda

A próxima oficina terá como tema “A formação política nas Escolas”, sendo abordado o primeiro subtema: Educação política e currículo, com o professor da Fapam, Flávio Marcus da Silva. O encontro será no dia 5 de abril, às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>