Reunião de núcleos marca o primeiro dia de atividades do 9º Congresso da Fundação Ulysses Guimarães

União de forças em prol do crescimento do Partido: esse foi o objetivo das reuniões com os núcleos do PMDB durante a 9º edição do Congresso Nacional da FUG, em Brasília.

Cases de sucesso do PMDB Afro

De acordo com o presidente Vanderlei Lourenço, o PMDB Afro tem como objetivo trabalhar políticas específicas de promoção de igualdade racial. Para ele, a promoção da igualdade resulta na melhoria da qualidade de vida dos afrodescendentes, facilitando o acesso ao ensino superior e o ingresso no mercado de trabalho.

O encontro reuniu representantes de 17 estados brasileiros, que apresentaram as iniciativas positivas que estão sendo realizadas em seus municípios. A presidente do PMDB Afro do Amapá, Eliane Bastos, destacou as ações conjuntas do Partido e do Programa de Formação de Política para a promoção da igualdade racial. “Estamos levando conhecimento para as escolas públicas do estado. E não só para os alunos, as capacitações estão chegando também aos pais desses estudantes”.

Eliane Bastos falou das ações do PMDB Afro que acontecem no Amapá.

Eliane Bastos falou das ações do PMDB Afro que acontecem no Amapá.

Já o vice-presidente nacional do PMDB Afro ressaltou iniciativas que visam o combate da discriminação. “Estamos elaborando um programa que percorrerá todo o Brasil para fomentar e difundir ações dentro e fora do Partido para o enfrentamento do racismo, através de políticas públicas”.

De acordo com o levantamento feito pelo Núcleo, o PMDB Afro conseguiu eleger vereadores e 11 prefeitos. Foi o Partido que mais recebeu votos para candidatos negros, sendo 495.162 para vereador e 155.453 votos para prefeito. Em 2017, o PMDB será o partido com o maior número de vereadores e negros, e o segundo com o maior número de prefeitos.

Juventude em pauta

Durante o encontro do núcleo da Juventude, foram apresentados os mapeamentos dos candidatos eleitos da JPMDB e o relatório de candidatos que assinaram o Pacto pela Juventude.

“A juventude do PMDB cresce a cada dia no Piauí, porque as pessoas procuram renovação, procuram representantes engajados e determinados com as ações do Partido. Queremos trazer avanços e desenvolvimento para nossos municípios através do trabalho da juventude”, destacou Ivon Lendl, vereador e presidente da JMDB do Piauí.

JPMDB apresentou mapeamento de candidatos eleitos neste ano.

JPMDB apresentou mapeamento de candidatos eleitos neste ano.

Conforme Felipe Piló, de Minas Gerais, a FUG teve papel decisivo durante as eleições municipais deste ano. De acordo com Piló, a Fundação deu todo o apoio necessário para que os jovens pudessem percorrer os estados. “Temos agora o desafio de dialogar com a população e ver o que o povo espera do Partido. Precisamos abrir espaço para que os jovens tenham voz e vez”.

“O PMDB quer dialogar com as pessoas e precisa, cada vez mais, se aproximar da sociedade. Nós, da Juventude, estamos contribuindo para tornar o PMDB um Partido de todo o Brasil”, enfatiza Assis Filho, presidente da FUG/MA e da Juventude Nacional.

Foco na equidade de gênero

“Temos que fazer com que as ações de políticas públicas do governo federal cheguem a todos os municípios do país. É através da FUG que conseguiremos ampliar essas ações. Precisamos de ações conjuntas do PMDB Mulher e da FUG para empoderar nossas mulheres”. Foi o que destacou a deputada federal Marinha Raupp, durante o encontro do Núcleo do PMDB Mulher. Para Aparecida Moura, coordenadora do EAD em Minas Gerais, que mediou a reunião, a conquista de espaços por parte das mulheres depende de uma série de atividades, como complementar a atuação da mulher na formação política e como cidadã. De acordo com Aparecida, é preciso aprofundar a luta para inserir a mulher no cenário político brasileiro, descontruindo a imagem de sexo frágil na sociedade atual.

Equidade de gênero pautou o encontro do PMDB Mulher.

Equidade de gênero pautou o encontro do PMDB Mulher.

A luta sindical

O presidente do PMDB Sindical e da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antonio Neto, defendeu a necessidade da união da classe operária e das centrais sindicais na recondução do país aos rumos do desenvolvimento. “É chegado o momento de, efetivamente, o Brasil voltar aos trilhos do desenvolvimento. Se aproxima rapidamente essa oportunidade. Por isso, é importante a unidade da classe operária, dos trabalhadores, das centrais e do Brasil na construção de um País justo, democrático e includente”. 

Segundo ele, o Partido tem grande influência no meio sindical, é protagonista nos grandes temas nacionais. “E se tem um setor que pode mobilizar, ter bons candidatos e militantes para o Partido, este setor é o movimento sindical”, afirmou.

Antonio Neto defendeu a necessidade da união da classe operária e das centrais sindicais na recondução do país aos rumos do desenvolvimento.

Antonio Neto defendeu a necessidade da união da classe operária e das centrais sindicais na recondução do país aos rumos do desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>