Amapá: a formação política e a parceria com instituições

Formar cidadãos não é tarefa fácil: é preciso dedicação, empenho e muito trabalho. No Amapá, com o objetivo de levar as capacitações da Fundação Ulysses Guimarães para centenas de pessoas, a filial firmou parcerias para propagar ainda mais a formação política pelo estado.

SESCOOP/AP

Para aprimorar ainda mais a capacitação técnica dos cooperativistas do Amapá, a FUG trabalhará de forma conjunta com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/AP. A meta é oferecer os cursos para os trabalhadores – tornando profissionais e dirigentes mais qualificados para a gestão cooperativista. Durante o termo de assinatura do convênio, foi realizada a palestra “Cidadania e Organização Social”, ministrada pela gerente nacional do Programa de Formação Política, Elisiane da Silva.

Cooperativados participaram da palestra “Cidadania e Organização Social”.

Cooperativados participaram da palestra “Cidadania e Organização Social”.

Secretaria de Desenvolvimento das Cidades

Foco na administração pública e municipal: esse é o principal objetivo da parceria entre a Fundação, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades – SDC e a Escola de Administração Pública – EAP.

A proposta é a de orientar, capacitar e preparar para a compreensão do funcionamento da administração pública municipal. Segundo o coordenador estadual do EAD, Alessandro Sampaio, o objetivo é qualificar a mão de obra, fortalecendo a administração pública e formando cidadãos que possam contribuir no aprimoramento e desenvolvimento dos municípios. “Esses cursos fazem parte de um programa que está em elaboração na SDC voltado à capacitação das cidades, que terá três eixos: captação de recursos, planejamento urbano e administração pública”, afirma.

A parceria tem o objetivo de orientar, capacitar e preparar para a compreensão do funcionamento da administração pública municipal.

A parceria tem o objetivo de orientar, capacitar e preparar para a compreensão do funcionamento da administração pública municipal.

Conforme a presidente da filial, Fátima Pelaes, o apoio da coordenação nacional do EAD é indispensável para o crescimento da formação política no estado. “Agradecemos a presença da nossa gerente Elisiane durante a assinatura dos convênios. Sua presença nos estimula a seguir em frente”, destaca.

Foco no Saber para Vencer

Ações para intensificar o ‘Eleições Municipais: saber para vencer’ foram o foco principal neste primeiro semestre de 2016. Durante o lançamento oficial no Amapá – que reuniu participantes de diversos municípios –, Elisiane destacou o papel da formação. “O curso é para todos os envolvidos no processo das eleições municipais e não se limita apenas aos candidatos. Afinal de contas, a cidadania é o conjunto de direitos, e precisamos dela para evoluirmos”, enfatiza.  A gerente destaca também a minirreforma eleitoral, com uma série de alterações na parte contábil e jurídica que os candidatos precisam ficar atentos.

“A nossa formação possui todas essas alterações e ainda traz instruções de como deve ser desenvolvido o trabalho de campanha, como: a imagem do político, orientações de postura, discurso e linguagem, bem como a organização das equipes de campanha e as etapas do planejamento, desde a convenção partidária até o dia do pleito eleitoral”, ressalta.

Ações da comunidade quilombola do Curiaú 

“É um grande ganho para toda a comunidade, principalmente para nossos jovens. É importante porque trabalha a questão da liderança entre a juventude, empoderando-os dentro do quilombo. Eles obtêm mais conhecimento e tornam-se muito mais atuantes”. Esse é o relato de Isis Tatiane, presidente da Associação de Mulheres do Quilombo Curiaú. Por lá, o curso de ‘Dicção e Oratória’ movimentou a escola local.

Moradores do Quilombo do Curiaú durante as aulas do curso de Dicção e Oratória.

Moradores do Quilombo do Curiaú durante as aulas do curso de Dicção e Oratória.

Formações e mais formações no meio do mundo

E não é só o ‘Saber para Vencer’ que tem sido ministrado por todo o estado. O curso de ‘Dicção e Oratória’ está rodando o interior. Com o pé na estrada, mais e mais cidadãos estão sendo capacitados no meio do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>