Social Good Brasil: um programa para quem quer melhorar o mundo

O Social Good Brasil é uma plataforma que reúne diversas iniciativas interessantes na área social. Nós entrevistamos a Bruna Pires, coordenadora de comunicação da organização, para saber mais sobre a ideia. Você confere a entrevista abaixo:

Concurso do Social Good Brasil premia boas ideias

Concurso do Social Good Brasil premia boas ideias

O programa Social Good Brasil promove o uso das novas tecnologias para colaborar na construção de um mundo melhor. Como surgiu essa ideia?

Bruna Pires – O Social Good Brasil surgiu da parceria entre o Instituto Voluntários em Ação (IVA), que gerencia o Portal Voluntários Online (VOL), e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom). O primeiro passo foi em 2010, quando as organizações promoveram o seminário Together is Better (TiB), um encontro em Florianópolis com palestrantes internacionais e grandes nomes da comunicação e do terceiro setor para a promoção do uso de tecnologias para colaborar na solução de problemas sociais. Em 2011, as organizações participaram do Social Good Summit, em Nova Iorque. O evento reuniu palestrantes e pessoas de todo mundo para trocar ideias sobre o uso das ferramentas tecnológicas para solucionar problemas globais. Inspiradas no que viram por lá, elas decidiram criar o programa Social Good Brasil, que conta com a chancela da UNFoundation.

Em novembro acontece o Seminário Social Good Brasil. O que podemos esperar do evento e quando serão abertas as inscrições?

Bruna Pires – A terceira edição do Seminário Social Good Brasil já promete ser inesquecível. Estamos definindo a agenda e atividades que irão acontecer em paralelo às discussões do palco principal, mas já podemos anunciar uma organização internacional que estará conosco, a IDEO.org. O representante da IDEO que virá conversar conosco sobre estratégias de comunicação para o terceiro setor será o Aaron Britt. As inscrições estarão abertas no site a partir de agosto.

Outro dos projetos da Social Good Brasil é o SGB Lab. Como ele funciona?

Bruna Pires – O Lab é o projeto do eixo de ação do Programa SGB. Ele é um laboratório que ajuda pessoas físicas, negócios sociais e movimentos a viabilizar projetos que usam a tecnologia para melhorar o mundo. Ele é um ambiente pioneiro para inovadores sociais do Brasil inteiro colocarem a mão na massa por meio de dinâmicas inovadoras e conteúdo de ponta, a fim de encontrar o melhor modelo de negócio para suas causas. O Lab conta com um ambiente virtual dinâmico e encontros presenciais em Florianópolis e em São Paulo, além do apoio de mentores e especialistas.

Você tem alguma novidade fresquinha do Social Good Brasil pra contar pra gente?

Bruna Pires – Siiim… Acabamos de lançar um concurso cultural para inovadores sociais que já mobilizaram pessoas para causas sociais através da internet. O vencedor do concurso irá ganhar uma viagem com tudo pago para Nova York e participará do Social Good Summit como um Fellow do evento. Além disso, o primeiro e o segundo lugar também vão apresentar seus cases no Seminário Social Good Brasil, em Florianópolis. Convido a todos os mobilizadores sociais que tiverem engajamento em suas ações para participar do concurso Ideias que vão longe.

Quem pode participar do Social Good Brasil e quais são as formas de ajudar?

Bruna Pires – Todo mundo pode participar. O Social Good é um programa de todos que querem fazer algo para melhorar o mundo! No nosso site, além do blog com todas as informações sobre a temática do Brasil e do mundo, temos a área de engajamento social, chamada COMECE AGORA. Lá estão projetos e iniciativas social good brasileiras para que todos possam conhecer e participar. Além disso, temos o Lab, para quem quiser colocar a mão na massa e ser um empreendedor social. Convido a todos para acompanhar e participar das nossas ações e conversar conosco através do Facebook e também enviar projetos, ideias e contribuir para melhorarmos sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>