Rio Grande do Sul: FUG capacita gestores municipais durante o 1º Ciclo de Debates

Ser elo do cidadão e da base partidária com o pensamento e ações programáticas do PMDB, instigar a participação nos movimentos e conselhos, orientar nas diretrizes partidárias, auxiliar a defender estrategicamente as bandeiras peemedebistas aos seus candidatos e representantes, promover a formação política, além de acompanhar a execução destas iniciativas durante o decorrer do ano, compõem o calendário institucional da Fundação Ulysses Guimarães.

Neste contexto, é o momento de auxiliar aos novos e reeleitos gestores em seu principal desafio: adquirir a eficiência na gestão. Com esse objetivo, a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul oportunizou conhecimentos durante o 1º Ciclo de Debates com Prefeitos do PMDB, realizado nos dias 25 e 26 de novembro, no Hotel Ritter.

Cerca de 140 prefeitos e vices participaram do encontro que desmistificou as formas de obtenção de convênios do município tanto no âmbito federal quanto no estadual, além de relacionar as secretarias e projetos de forma transversal, ou seja, criar um planejamento estratégico eficaz.

A volta do MDB anunciada pelo presidente do PMDB e senador Romero Jucá

O encontro contou também com a presença do presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá.  O senador falou sobre os anseios da sociedade. “O povo quer coisas diferentes. Por isso, temos que ter clareza em nossas posições e identidade. As pessoas precisam saber que somos seus representantes e as defendemos”, afirma.

Jucá falou, ainda, sobre a luta política. “Nós temos que ter muitas bandeiras nacionais, estaduais, municipais e regionais. A luta de uma prefeita no RS deve ser a mesma de outros lugares do país e ter o mesmo apoio do partido também”, esclarece.

Durante seu discurso o presidente informou, em primeira mão aos prefeitos gaúchos, uma consulta que será realizada em todos os estados.

Durante seu discurso o presidente informou, em primeira mão aos prefeitos gaúchos, uma consulta que será realizada em todos os estados.

Durante seu discurso o presidente informou, em primeira mão aos prefeitos gaúchos, uma consulta que será realizada nos partidos estaduais. “Estamos lançando aqui no Rio Grande do Sul a proposição de deixarmos de ser um partido para sermos uma força política”, explica. “Nós vamos ouvir os membros dessa força política para verificar e aprovar o nome MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Não queremos ser políticos, queremos ser uma força política, um movimento transformador”.

O senador informou que essa pesquisa será realizada pela FUG. “A partir da posição dos filiados, iremos encaminhar aos órgãos necessários. Nós já fomos esse movimento e temos história: enfrentamos a ditadura e reconstruímos a democracia no país. Chegou a hora de reconstruirmos o desenvolvimento social e econômico”, enfatiza.

Outra boa notícia foi anunciada por Jucá: os recursos oriundos da repatriação serão repassados para os municípios a partir de janeiro de 2017.

Núcleos participam da capacitação

Com grande influência nos resultados positivos das eleições de 2016, os presidentes dos Núcleos do PMDB/RS foram convidados para darem início às atividades.

O presidente da Juventude do PMDB no Rio Grande do Sul, Roberto Fantinel, destacou a importância de dar voz à juventude nos municípios. “Os jovens querem contribuir para o desenvolvimento das cidades gaúchas. Por isso, prefeitos, a implantação de um conselho da juventude é um passo para construir uma sociedade mais justa e que se importa com o futuro”.

Já para Clóvis André, presidente do Movimento Negro do PMDB Nacional, investimentos em cultura representam a sociedade. “O partido precisa ter a capacidade de representar os anseios da sociedade. E um dos caminhos é através da cultura. Os investimentos com estão disponíveis, o que falta são projetos. O movimento negro está à disposição para auxiliar os municípios”, afirma.

Regina Perondi, presidente do PMDB Mulher do RS, apresentou os números das eleições das mulheres. “Tivemos o maior número de vereadoras eleitas pelo PMDB no Brasil. Prefeitos, invistam em gabinetes e secretarias com mulheres atuantes. Criem setores de políticas públicas voltadas para as mulheres”, sugere.

Presidentes da FUG-RS e do PMDB-RS participam de abertura

Durante a abertura do evento, o presidente da FUG-RS, João Alberto Machado, falou sobre os números da qualificação realizada com os gaúchos. “Durante este ano, já formamos 6500 alunos em 204 turmas. Nossa intenção é aumentar ainda mais esse número em 2017. Os resultados foram muito bons, temos prefeitos, vice e vereadores que eleitos que participaram do nosso Programa de Formação Política”, afirma. O presidente ainda reafirmou a união necessária entre a FUG  e o PMDB. “O partido e a Fundação são um só. Precisamos trabalhar no único sentido de construir uma sociedade justa. Estou muito feliz em ser presidente da FUG e poder fazer política de uma forma diferente: através da educação”. Sobre o evento, João Alberto destacou a importância de compartilhar experiências com os futuros gestores. “Esta é uma oportunidade de ouvir e aprender com parceiros de partido. Além das palestras, o convívio entre gestores é muito importante para as ações do mandato”, enfatiza.

O presidente do PMDB-RS, Ibsen Pinheiro, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Fundação e a sua relação com o PMDB. “O partido tem a capacidade de construir caminhos alternativos, especialmente em horas de crise. Somos o partido mais votado para prefeitos e vereadores do Rio Grande do Sul. Isso mostra ainda mais nossa força”. Ibsen falou ainda sobre o atual cenário político no país. “Do ponto de vista eleitoral este é o momento mais importante que vivemos. O momento de administrar um remédio amargo. Está é a única possibilidade da cura do paciente. Nossa cidade. Nosso estado. Nosso país”.

Políticas Públicas desenvolvidas pelo MDSA, com Ministro Osmar Terra

Ao encontro do que necessitam os novos eleitos peemedebistas – uma gestão eficiente –, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, comprovou que planejamento e execução efetiva são a diferença, como tem sido no Novo Governo.

A exemplo, o Cadastro Único, realizado pelo Governo Federal, tornou-se a porta unificada para participação dos programas sociais como Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Telefone Popular e o Minha Casa Minha Vida. Evitando duplicidades e acelerando a obtenção dos benefícios ele também atua como um mapa das necessidades da população.

O Cadastro Único é a porta para a entrada em vários Programas Sociais do Governo Federal, o próprio Bolsa Família, com o aprimoramento seus novos mecanismos de controle, já apontou 1 milhão dos cerca de 13 milhões de beneficiários com irregularidades. “O bolsa família é para ajudar as famílias a saírem da pobreza. Nós estamos fazendo um grande trabalho com o Sebrae para propor que cada prefeito encontre maneiras para gerar emprego e renda, ainda que estejamos na crise. Afinal, só o prefeito pode mobilizar as forças produtivas e dar um rumo para o desenvolvimento”, explica.

Durante sua fala sobre o PMDB e a FUG, Terra conceituou como partido do desenvolvimento econômico. “Apesar de todas as dificuldades, somos um partido que cresce. E os cursos da Fundação são realmente agentes transformadores dentro dos nossos quadros partidários”, cita.

O Ministro ainda aconselhou os novos gestores municipais. “Esperamos mudar muito a vida das pessoas mais necessitadas. Meu conselho aos prefeitos é que não fiquem nos gabinetes. Saiam para as ruas e falem com a população”.

Joel Maciel e a gestão estratégica

Durante sua palestra sobre Gestão Estratégica, o diretor do Instituto Inovação, Joel Maciel, falou sobre a importância de saber se comunicar. “Planejamento de comunicação é essencial para uma gestão de sucesso. Gerencie pessoas sob ótica dos 3 níveis organizacionais: estratégico, executivo e operacional”, afirma.

Segundo Joel, governar se faz com pessoas. “Por isso, devemos escolher pessoas habilidosas. Essas estratégias vão além do nosso governo.  Liderança é saber dar um norte para a gestão, e isso também faz parte do processo de gestão municipal”, afirma. “O mundo caminha para digitalização, então construa a responsabilidade compartilhada. Utilize as redes a seu favor”, finaliza.

Para Eliseu Padilha, cargos municipais são os mais gratificantes

Durante sua participação no 1º Ciclo de Debates com Prefeitos do PMDB, o vice-presidente de Formação Política da FUG, ministro Eliseu Padilha, disse que os líderes municipais são os portadores das soluções das grandes questões do Rio Grande do Sul. “Não há cargo mais gratificante, realizador e contemplador do que o de prefeito, vice ou vereador”, afirmou o ministro. “Eu confio nos prefeitos e no cidadão brasileiro. Confio na imaginação e na capacidade de doação de cada um de vocês”, ressalta.

Ao relembrar o início do Programa de Formação Política, o ministro discursou sobre a importância do ensino a distância iniciado há 10 anos pela FUG.

Ao relembrar o início do Programa de Formação Política, o ministro discursou sobre a importância do ensino a distância iniciado há 10 anos pela FUG.

Padilha ainda elogiou o presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá. “O Jucá chega à presidência num momento histórico. As formas antigas de se fazer política não servem mais”, aponta.

Ao relembrar o início do Programa de Formação Política, o ministro discursou sobre a importância do ensino a distância iniciado há 10 anos. “Esse processo é fundamental dentro do partido. É a oxigenação necessária para evoluirmos. Para vocês terem noção disso, o presidente Jucá já ministrou cursos da FUG em aldeias indígenas em Roraima”.

E agora, prefeito?

Resumindo o desafio a ser enfrentado na frase “E agora, prefeito”, a gerente nacional do Programa de Formação PolíticaElisiane da Silva, apresentou um compilado de informações técnicas – organizadas por grandes nomes da administração brasileira que produzem os cursos da Fundação – e empíricas, a partir de um banco de projetos da instituição – baseadas nas gestões eficientes de peemedebistas em todo o Brasil. Fórmulas que podem ser replicadas em demais municípios. Isso, aliado a conhecimentos da Lei Orgânica Municipal e princípios da administração pública são os condutores que levarão a marca peemedebista de uma boa gestão – também disponível em material pedagógico pelo Programa EAD da Fundação.

Elisiane da Silva apresentou um compilado de informações técnicas e empíricas sobre a administração pública.

Elisiane da Silva apresentou um compilado de informações técnicas e empíricas sobre a administração pública.

Francisco Donato, secretário de Gestão da Fundação Ulysses Guimarães, observou que é urgente estabelecer uma relação mais autêntica com a sociedade. Também chamou atenção à fidelidade partidária, pois o novo filiado e a sociedade exigem isso. “Essa discussão está prevista na reforma política”

Segurança Alimentar

O  secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, apresentou aspectos dos principais Programas da pasta como  Aquisição de Alimentos,  Acesso à Água, Inclusão Produtiva Rural, Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação saudável,  Sistema Nacional de Segurança (Sisan). Também destacou procedimentos para que as prefeituras possam participar dos processos de compra  de produtos da agricultura familiar, cooperativas e associações, além de características da Rede de Bancos de Alimentos no Brasil. Observou ainda que os índices crescentes de obesidade na população brasileira é ítem essencial nas ações da secretaria.  “No Rio Grande do Sul, temos 380 municípios com a maior parte da renda oriunda da agricultura”, assinalou.

Caio Rocha destacou procedimentos para que as prefeituras possam participar dos processos de compra  de produtos da agricultura familiar, cooperativas e associações.

Caio Rocha destacou procedimentos para que as prefeituras possam participar dos processos de compra de produtos da agricultura familiar, cooperativas e associações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>