FUG/RS realiza o lançamento nacional do Juventude na Estrada

“Um projeto planejado é um projeto de sucesso. O Juventude na Estrada está permitindo que os jovens expressem suas opiniões para que juntos possamos construir um posicionamento de mudanças políticas no Partido e na sociedade”. A afirmação é do presidente da FUG/RS, João Alberto Machado, que realizou no último sábado, 22, no município de Gramado, o lançamento nacional do Juventude na Estrada, durante o 10º Encontro da Juventude Estadual do PMDB/RS.

O Encontro que foi realizado na Câmara de Vereadores sediou também a quarta edição do Juventude na Estrada, que debateu o tema “Políticas de Acesso à Educação”.

Presidente da FUG/RS durante o lançamento nacional do Juventude na Estrada.

Presidente da FUG/RS durante o lançamento nacional do Juventude na Estrada. Fotos: Galileu Oldenburg.

PMDB pode aumentar em 30% sua representação partidária

João Alberto Machado destacou a necessidade de mudar a perspectiva na forma de fazer política: precisa passar de uma questão financeira para um pensamento político.

“Discordar e brigar é o que nos faz crescer e depois seguir o mesmo caminho de uma forma democrática. Mas, para isso, temos que conhecer o Partido e termos uma posição de indignação que só a juventude pode ter. João falou também que o PMDB pode aumentar em 30% sua representação partidária.

Para o presidente nacional da JPMDB, Pablo Rezende, o projeto #JuventudeNaEstrada é um exemplo e que agora será aplicado em todos os estados do País. Rezende explicou que é preciso transformar a indignação em participação política e que este será um dos objetivos do programa. “Vamos fazer esta provocação: O que queremos para o Brasil? Nós, do PMDB, temos esta responsabilidade de trazer as indignações das ruas para construir uma mudança definitiva no País”, destacou.

O presidente da JPMDB-RS, Beto Fantinel, destacou que os jovens têm que fazer uma escolha: aceitar o Estado como ele está ou enfrentar as dificuldades, ao lado do Governo do Estado. “A juventude precisa ter militantes nas redes sociais, nas ruas, nas universidades, escolas, associações de bairros, da transformação e da mudança que estamos escrevendo”, frisou.

Debate sobre “Políticas de Acesso à Educação”.

Conforme o palestrante Joel Maciel, professor dos cursos da Fundação, a discussão tem como objetivo instigar, provocar e contribuir para enriquecer o debate dos jovens, além de refletir sobre as políticas de acesso à educação. Durante sua apresentação, o consultor relatou alguns aspectos da evolução histórica da educação até os dias atuais.

Durante sua apresentação, Joel Maciel relatou alguns aspectos da evolução histórica da educação até os dias atuais.

Durante sua apresentação, Joel Maciel relatou alguns aspectos da evolução histórica da educação até os dias atuais.

“62% dos jovens que concluem o ensino médio são analfabetos funcionais”

Maciel também mostrou pesquisas que apontam que hoje 62% dos jovens que concluem o ensino médio são analfabetos funcionais. “Nosso modelo de educação é falido”, afirmou. O painelista também destacou que o Brasil é o 5º país no ranking de investimento público, proporcional ao PIB. “Se o problema não é dinheiro é gestão”, enfatizou.

Como funciona a sistemática do evento

Os eventos possuem uma nova sistemática, diferente dos tradicionais eventos partidários, que segue os seguintes passos: mobilização da juventude, pré-inscrições e recebimento de textos bases. No dia do evento, o tema é apresentado por técnicos da área e os jovens após o painel realizam, em grandes grupos, debates que constituirão a carta do evento. No Rio Grande do Sul, os seminários debaterão 10 temas diferentes em 10 municípios do Estado.

Acesse aqui A CARTA DE GRAMADO.

Encontro reuniu mais de 100  jovens em Gramado/RS.

Encontro reuniu mais de 100 jovens em Gramado/RS.

Mais de 100 jovens participaram do evento

Participaram do evento jovens de quase 100 municípios, além de lideranças políticas de diversas regiões do Estado. Entre os presentes estavam: o governador José Ivo Sartori, o presidente do PMDB-RS, deputado, Ibsen Pinheiro; presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Edson Brum; secretário-geral do PMDB, deputado, Gabriel Souza; primeira-dama e secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; deputado Tiago Simon; presidente da JPMDB Nacional, Pablo Rezende; Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis; secretário-geral da JPMDB Nacional, Bruno Júlio; presidente da Associação dos Vereadores, Guto Scherer; presidente da JPMDB do Paraná, Vera Regina Giebmeyer; coordenador de Políticas de Juventude do Estado, Ricardo Bassi; vice-presidente do CONJUVE, Daniel Kieling; presidente do PMDB de Gramado, Éverton Michaelsen; coordenador do PMDB/Serra, vereador Evandro Moschen e o presidente da JPMDB Gramado, Anderson Boeira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>