Funkeiros podem ser pensadores contemporâneos?

Valesca produziu um conceito

Grande pensadora contemporânea. Assim foi classificada a funkeira Valesca Popozuda em uma prova de filosofia de uma escola pública do Distrito Federal. Os alunos tinham que completar o trecho da música “Beijinho no Ombro“. O teste foi parar nas redes sociais e virou alvo de piadas e críticas. A postagem já tem mais de 2.500 compartilhamentos e 600 comentários. Para o professor da faculdade de educação da Universidade de Brasília, Cleiton Hércules, a questão é descabida.

“As discussões foram válidas. O objetivo não era se a Valesca era ou não uma grande pensadora. De acordo com alguns pensadores franceses, todo aquele que consegue produzir um conceito é um pensador. Dentro disso, sim, ela é”, afirma o professor que aplicou a prova, Antonio Kubitscheck, em entrevista ao site de notícias G1.

Questão virou polêmica e foi parar nas redes sociais.

Questão virou polêmica e foi parar nas redes sociais.

Sobre a música “Beijinho no Ombro” 

O clipe da música “Beijinho no Ombro”, lançado há três meses, tem mais de 22 milhões de visualizações na internet. Durante show na quinta-feira passada, a funkeira prometeu que o próximo clipe será gravado em Brasília e terá cenas em frente ao Congresso Nacional.

“Vou ali ler um Machado de Assis e ir treinando pra quem sabe um dia conseguir ser uma pensadora de elite”

Em sua página no Facebook, Valesca Popuzada afirmou: “Eu acho uma bobagem tudo isso, talvez se ele tivesse colocado um trecho de qualquer música de MPB ou até mesmo de qualquer outro gênero musical que não fosse o funk talvez não tivesse gerado tal problema. E se a polêmica é apenas por ser uma música de funk? E se fosse MPB ou uma música americana que tanto é valorizada por nós? Será que daria a mesma polêmica? Aí eu entro como pensadora contemporânea, não por criar frases de efeito tipo ‘Bateu de frente é só tiro porrada e bomba’ ou até mesmo ‘O meu sensor de periguete explodiu pega a sua inveja e vai pra…’. Me espanta mesmo é todo mundo se preocupar com uma única questão da prova sem analisar os termos por trás disso tudo. E se o professor colocou a questão dentro do contexto da matéria? E se o professor quis ser irônico com o sucesso das músicas de hoje em dia? E se o professor quis apenas distrair a turma e fez a questão apenas pra brincar? São muitas questões que somente o mesmo poderá responder”, afirmou.

Para Valesca  questão é "uma polêmica grande por algo pequeno".

Para Valesca questão é “uma polêmica grande por algo pequeno”.

Ela finaliza a postagem dizendo:

Uma polêmica grande por algo pequeno! Vou ali ler um Machado de Assis e ir treinando pra quem sabe um dia conseguir ser uma pensadora de elite”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>