Ministério da Saúde inicia vacinação contra HPV em meninas de 11 a 13 anos

Prevenir o câncer de colo do útero em 5,2 milhões de adolescentes. Esse é o objetivo da campanha do Ministério da Saúde “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”, que iniciou hoje em todo o Brasil e irá vacinar meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano, conhecido como HPV.

Vacinação contra o HPV será realizada em três etapas.

Vacinação contra o HPV será realizada em três etapas.

A vacinação será realizada em postos de saúde e em escolas das redes públicas e privadas do país. Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.

O que é o HPV?

O HPV é um vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. No Brasil, há mais de cem tipos do vírus.   A vacina que será aplicada no país protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Estatísticas

Só em 2011, mais de 5 mil mulheres morreram em decorrência da doença, figurando na lista de terceiro lugar do tipo de câncer mais comum entre as brasileiras. De acordo com da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

Vacina não substitui exame Papanicolaou

 É importante lembrar que a vacinação não substitui o exame preventivo do câncer de colo do útero em mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos. Assim, as meninas vacinadas, devem fazer o exame quando atingirem a faixa etária preconizada para realizar o exame Papanicolaou.

 Fonte: Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>