FUG RS E JMDB LANÇAM PROGRAMA COM JOVENS LIDERANÇAS DE TODO O ESTADO

fugrs_5ca1032544a28Durante o último final de semana (29 a 31/03), a filial da Fundação Ulysses Guimarães no Rio Grande do Sul, em parceria com a Juventude do MDB-RS, realizou o lançamento do Programa Juventude em Movimento. O encontro aconteceu no município de Torres/RS e participaram jovens de diferentes coordenadorias do estado.

O programa visa a reorganização dos núcleos de juventude nos municípios; a formação de grêmios estudantis; a aproximação com lideranças acadêmicas; a constituição de grupos para participar das eleições de Centros Acadêmicos em Universidades e Faculdades no RS; organização de grupos para capacitação através dos cursos oferecidos pela FUG (Dicção e Oratória, Juventude, Gênero, Cidadania, Seminários específicos de acordo com a necessidade de cada região); estudo de caso de publicações, visando o aculturamento político das jovens lideranças partidárias.

fugrs_5ca1031c9d0fcIniciando as atividades, na sexta-feira (29), estiveram presentes na cerimônia de abertura, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do RS, João Alberto Machado, o presidente da Juventude do MDB-RS, Norton Soares, o secretário geral do MDB RS, Dep. Estadual Gabriel Souza, a presidente do MDB Mulher RS, Regina Perondi, o presidente do MDB Afro RS, Clovis André Silva e o presidente da Câmara de Vereadores de Torres, Carlos Alberto da Silva Jacques.

Na oportunidade, o presidente Norton apresentou o edital do concurso, como todas as regras, calendário de atividades e critérios de avaliação. Os mobilizadores regionais puderam tirar suas dúvidas e questionamentos sobre o andamento do programa.

No sábado (30), a Consultora da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane da Silva, apresentou os cursos disponíveis pela instituição e passou aos participantes o treinamento de mediadores, com o intuito de auxiliar e munir os multiplicadores para a realização dos cursos em suas regiões.

Abrindo a programação da tarde, os líderes regionais participaram de uma oficina de planejamento, onde foram instigados a desenvolver o plano de ação e as atividades a serem executadas até o final do concurso. A atividade foi mediada pelo empreendedor Vinicius Mendes.

Para Vinicius, a ideia do concurso foi uma estratégia criativa e inteligente de unir toda juventude do estado por um único objetivo “ampliar e melhorar a atuação” do núcleo. Ainda ressaltou a importância da oficina. “Com certeza saber planejar vai agregar na entrega final, sem um rumo, não conseguem chegar a lugar nenhum. Precisam saber o que querem, como vão chegar lá, traçar o rumo e trabalhar! ”, falou.

Aproveitou para ressaltar a necessidade de qualificar e dar atenção aos jovens. “O jovem é o futuro de tudo! Tem muitos jovens que não entendem seu protagonismo na sociedade, mas os que sabem tem o poder nas mãos. Esse é o cara que vai fazer a diferença! Ele precisa se qualificar e a FUG tem diversas opções para atender esse público! “, finalizou Vinicius.

A segunda parte da atividade proposta por Vinicius, será realizada nos dias 27 e 28 de abril. Nesta ocasião, será apresentado o planejamento das atividades, a lista com os integrantes das equipes e um diagnóstico acadêmico da região.

Através do planejamento entregue na segunda etapa, será feita a mensuração e cobrança das atividades em reuniões periódicas, para análise de desempenho de cada coordenador regional. O planejamento é de suma importância para o alcance da meta estipulada, já que, objetivando a potência do projeto a meta é de 5.000 certificações.

O coordenador Regional da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul e vereador de Santo Antônio da Patrulha, Charlis Santos, foi responsável pelo painel do curso de Dicção e Oratória, bem como, um workshop sobre propósitos.

O painel teve como objetivo direcionar a forma de aplicação do curso em suas respectivas cidades e regiões, como tópicos a didática, o modelo operacional e a forma de condução da turma, fazendo referência a postura na hora do discurso e a abordagem com os participantes.

O workshop buscou a reflexão sobre os propósitos e sentido de vida que cada um segue, questionando a forma de se comunicar, de conquistar seu espaço e de se transformar em uma liderança. Charlis afirmou que é necessário a dedicação do jovem: “O jovem precisa fazer militância e encontrar saídas para essa nova política que o MDB, que a JMDB e que a FUG, onde buscam fazer o novo!”.

Finalizou seu workshop refletindo sobre a entrega dos participantes. “Tivemos êxito na participação! Percebemos pela interação das pessoas, que buscaram entregar o seu melhor, entregar o seu desejo de fazer parte e de transformar o futuro!”

Encerrando as atividades do sábado (30), o coordenador regional da região do Vale do Paranhana, Luis Loro trouxe para debate o tema “Liderança Estudantil”. Fazendo uma introdução sobre a importância dos grêmios estudantis, Loro ressaltou a necessidade de incentivar a participação dos jovens nestes grupos, assim como, a formação de lideranças nas escolas.

Trazendo suas vivências em Igrejinha, Luis Loro afirmou que existem muitas ações viabilizadas através dos Grêmios Estudantis e repassou todas informações aos participantes. “Elaborei um material com o passo a passo para criar os grupos, onde todas as etapas estão distinguidas, da formação da comissão até as eleições. Além disso, foi entregue algumas sugestões de ações que o Grêmio Estudantil pode desenvolver nos municípios, para que seja um trabalho efetivo e possa ser replicado nas outras regiões”, finalizou.

fugrs_5ca1031130a24No último dia de imersão, domingo (31), a FUG-RS aproveitou para realizar o lançamento de um projeto piloto, denominado “Politizar”, que busca refletir sobre a importância do Movimento Democrático Brasileiro na atualidade. O foco do debate foi a Democracia e seus pilares, buscando movimentar a base partidária e a oxigenação das próximas ações do partido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>