Paulo Baía realiza palestra de abertura do “Circuito Pensando o Futuro” em Canoas, Rio Grande do Sul

Promover a discussão de uma nova proposta para o Brasil: esse é o objetivo do Circuito Pensando o Futuro, projeto da FUG/RS em parceria com a União Estadual de Estudantes (UEE).

A iniciativa tem o objetivo de reunir jovens das 25 maiores universidades do estado para debater propostas de interesse da juventude. Os relatórios gerados durante as discussões e seminários serão levados até o Congresso Estadual Pedro Simon, da UEE, que será realizado nos dias 2 e 3 de abril.

O lançamento do Circuito acontece nesta quarta-feira, 02, às 19h30, no campus da Ulbra Canoas, com a palestra do cientista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Paulo Baía, que abordará o tema “Ética na política e os desafios da Juventude”.

Evento será realizado nas 25 maiores universidades do Rio Grande do Sul.

Evento será realizado nas 25 maiores universidades do Rio Grande do Sul.

“Vou falar sobre um tema que é recorrente: vou falar sobre ética na vida pública e na política. Eu trabalho com a concepção de que a ética é uma ética de discussão, de argumentação – que forma o espaço público, o território e as definições de convívio social. As regras de convivência precisam ser estabelecidas no diálogo por todos aqueles que participam e não na imposição do que é certo ou errado”, destaca Baía.

Conforme Baía, os alunos terão um material de altíssimo nível e de fácil acesso.

Conforme Baía, o Circuito Pensando o Futuro é um projeto oportuno e necessário para o momento estadual e nacional do País.

Conforme Baía, o Circuito Pensando o Futuro é um projeto oportuno e necessário para o momento estadual e nacional do País. “É importante que se discuta o espaço público e suas regras de convivência. E quando falo isso, a ética envolve comportamentos individuais e no espaço público. Toda vez que tomamos alguma decisão – seja ela íntima, individual, ou coletiva – você está praticando um ato ético”, afirma.

De acordo o presidente da FUG/RS, João Alberto Machado, a proposta do Circuito é a de transformar a vida dos cidadãos através da participação social dos jovens. “Através do debate, teremos partidos e governos melhores com futuras gerações bem formadas politicamente”, explica. “Estamos construindo um entendimento que é necessário para a verdadeira reforma política”.

Confira a programação dos seminários.

Confira a programação dos seminários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>