FUG RS realiza debate sobre Empoderamento e Sororidade

fugrs_5c9f79a99f52a (1)Durante a manhã do último sábado (30), a cidade de Santo Ângelo recebeu um encontro do projeto #Liderança Feminina, realizado pela filial da Fundação Ulysses Guimarães no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu em parceria com a coordenadoria da Região das Missões e do MDB local.

Abrindo o encontro, a coordenadora regional do MDB Mulher da região das Missões, Nara Damião, deu as boas-vindas as participantes e saudou a presença da FUG-RS na realização de mais um evento na cidade.

O vereador Vinicius Makvitz ressaltou a importância de debater sobre essa temática. “Vejo este momento como ímpar para a mulher, pelo aumento da participação na vida política. É preciso discutir esse tema juntamente com a FUG e poder mudar, ocupar todos os espaços da vida pública. ”, afirmou o presidente do MDB de Santo Ângelo.

Na mesa de abertura, estive presente também o Coordenador Regional, Cleiton Rauber.

fugrs_5c9f7955ed781 (1)Representando a FUG-RS e mediadora da palestra sobre “Empoderamento e Sororidade”, Evelize, tratou sobre as políticas públicas de gênero e a sororidade. Abordou tópicos como as grandes figuras femininas na história; a mulher na política e no trabalho e as conquistas das mulheres ao longo dos anos. Ao finalizar sua fala, abriu o debate com as participantes, possibilitando que pudessem compartilhar suas histórias e vivências.

Ao longo da manhã, outras palestrantes participaram do encontro. As vereadoras do município de Eugênio de Castro, Nadia Maria Noronha dos Reis e Ativa Terezinha Wittckind Teixeira, participaram do debate sobre o tema “Desafios da Liderança Feminina no Legislativo”.

Dentre os principais tópicos abordados, Nadia discorreu sobre a igualdade de gênero e necessidade da mulher ser mais presente na política. “Devemos lutar para melhorar a presença da mulher na política, precisamos incentivar mais! Temos que lutar pela saúde, pelo trabalho, pela igualdade de salário e pela igualdade de gênero”, disse.

Nara Damião e Vera Medeiros discorreram sobre a “Construção do primeiro plano municipal de políticas púbicas para mulheres de Santo Ângelo”. O documento é o resultado do debate com a sociedade, que luta pelas políticas públicas. As participantes receberam o documento durante o evento.

O encontro reuniu mais de 40 mulheres na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. fugrs_5c9f79f130dde (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>