FUG Rio Claro recebe exemplar original da Constituição Brasileira

FUG_RioClaro_01Hoje (18) foi um dia de festa para Casa Ulysses Guimarães, que recebeu da Fundação Ulysses Guimarães o exemplar original da Constituição Brasileira recentemente restaurado. E entrega do exemplar foi feita pelo gestor da FUG Nacional, Francisco Donato, que no ato representava toda Diretoria da Instituição.

O exemplar é um dos quatro de uma edição limitada que pertence ao acervo da Fundação/Casa Ulysses de Rio Claro/SP. A decisão da restauração do livro partiu da FUG Nacional que hoje é a depositária de todo o acervo da Casa. A restauração foi executada pela profissional Patricia Almeida Giordano, do Atelier Além do Livro de São Paulo.

Para o presidente Diretório do MDB e do Conselho da Fundação Ulysses de Rio Claro, o médico João Vieira, “a data desta terça feira entra para os anais da história rioclarense, sua participação na construção da Democracia”.

Vieira destacou a iniciativa da FUG Nacional e agradeceu o empenho pessoal de seu gestor que não vem medindo esforços para manutenção e preservação do acervo local.

A presidente da Diretoria da FUG Rio Claro, a Secretária Municipal de Cultura Daniela Ferraz, que na oportunidade representou o prefeito João Teixeira Junior, também agradeceu a parceria com a Nacional e falou do empenho e da importância da preservação da história e da memória, papel que considera fundamental para manutenção da cultura no país.cb112107-2a1a-4a98-a489-f9a8968d6a3b

A vereadora e presidente estadual do MDB Mulher, Maria do Carmo Guilherme, disse que a entrega do exemplar da Constituinte restaurado marca “a seriedade do trabalho que vem sendo realizado nesta parceria entre as fundações de Rio Claro e a Nacional”. “Gratidão ao Chico Donato que nunca mediu esforços para que a nossa Fundação local fosse mantida, preservando a história e a trajetória do maior exemplo político, rioclarense Ulysses Guimarães”, disse.

“O dia 18 de dezembro de 2018 entra para história da FUG de Rio Claro”, numa analogia descrita pelo gestor Francisco Donato quando chama atenção para exemplar restaurado e a recente edição da constituição editada para as comemorações dos 30 anos da Constituição de 1988.

Donato fez uma breve “viagem” a história, citando nomes que ajudaram na construção da pré constituinte, com o escritor baiano Jorge Amado, Gilberto Freyre, Afonso Arinos de Melo Franco, Barbosa Lima Sobrinho, Miguel Reale, nomes entre os trinta e cinco membros que compuseram a Comissão de Estudos Constitucionais – exemplar único que pertence ao acervo da FUG Rio Claro.

“O relato da história é um dos papeis executado pela FUG Nacional que tem como missão principal a Educação que leva conhecimento, liberta e forma cidadãos críticos e atuantes dentro da sociedade”, afirmou Francisco Donato.

Para o ex-prefeito de Rio Claro, Du Altimari, um dos grandes idealizadores da Fundação Ulysses Silveira Guimarães, o exemplar restaurado da Constituição reflete toda a simbologia da Democracia.

Também estiveram presentes na solenidade, a superintendente do Arquivo Histórico de Rio Claro, Mônica Frandi; o conselheiro da FUG Rio Claro, o delegado Gustavo Viegas Carneiro; o vereador do MDB, Pastor Anderson Christofoletti; o presidente do MDB Jovem de Rio Claro, Bruno Oliveira; o jornalista e historiador, José Roberto Sant`Ana; o advogado Alcyr Russo; a colaboradora Márcia Maia, responsável pela separação e higienização do material pessoal de Ulysses Guimarães; e o ex vereador Sérgio Guilherme, autor da Semana Ulysses.

FUG_RioClaro_04

FUG_RioClaro_03

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>