Casa de Ulysses Guimarães premia estudantes em projeto sobre a Constituição

Casa de UlyssesA Fundação Ulysses Guimarães de Rio Claro (SP) realizou nesta terça feira (11), no auditório da Casa de Ulysses Guimarães, a premiação aos quatro estudantes que se destacaram no projeto “Constituição – 30 anos de uma conquista”.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Santa Gertrudes e a Casa de Ulysses Guimarães, e teve o objetivo de levar aos jovens estudantes do 9º ano, um pouco da história de Ulysses Guimarães e sua importância na história do Brasil, nos 30 anos de Constituição Brasileira.

A execução do projeto cumpriu etapas que se iniciaram em sala de aula, depois em visitação e aula prática na Casa de Ulysses, onde os alunos tomaram contato com o acervo do Doutor Ulysses, e finalmente desenvolveram discursos com o tema 30 de Constituição e o papel fundamental desempenhado pelo rioclarense Ulysses Guimarães.

Quatro melhores

Uma banca formada por educadores escolheu os quatro melhores discursos, premiando um aluno do 9º ano de cada escola participante.

Os alunos premiados foram: Luciano Cesário Muniz, da EMEF João Ruffino, que foi orientado pelo professor de história Israel Brilhante Varão. João Victor da Silva Brito, da EMEF Nilva de Lourdes Rocha de Oliveira, orientado pelo professor de história Rodrigo Diniz de Souza. Juliely Vitória, da EMEF Cecy Apparecida Rocha Aguiar, orientado pelo professor de história Sérgio Michellin Júnior. E Igor de Santana dos Santos, da EMEF Edna Teresa Fiório, também sob a orientação do professor Sérgio.

A experiência

Para o professor Sérgio, “o projeto foi uma experiência muito gratificante”. “Nunca tivemos a experiência de aprender tanto sobre a Constituição e a história de Ulysses Guimarães”, afirmou. O professor Rodrigo disse que o projeto “foi muito esclarecedor para os alunos e muito importante para o momento em que estamos vivendo”. Já o professor Israel disse que o trabalho foi muito inspirador. “Tentar mostrar a significância da Constituição para os alunos foi gratificante, e também foi interessante mostrar a importância de se preservar essas leis”, acrescentou.

Durante a cerimônia, representando as funcionárias da Casa de Ulysses, a pedagoga Thaís Lopes entregou um mimo a cada professor.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade, a diretora da EMEF João Rufino Cristiane Iamonte Ribeiro, a vice diretora Karina Barel Bertazso Fiório da EMEF Nilva de Lourdes Rocha de Oliveira, a coordenadora pedagógica Sandra Angélica Pereira de Lima da EMEF Cecy Aparecida Rocha Aguiar, a Diretora Ana Claudia Zonta da EMEF Edna Teresa Fiório, e a coordenadora pedagógica Angélica Sabaddin que organizou e preparou um vídeo sobre todo o projeto que foi exibido durante a premiação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>