MDB e FUG lançam o documento “Caminho do Futuro” com propostas para a economia

FuturoConselhoAs diretrizes para que o Brasil possa reingressar numa trajetória de desenvolvimento sustentável e duradouro foram apontadas no documento O Caminho do Futuro, lançado nesta quarta-feira (7) pelo MDB e a Fundação Ulysses Guimarães, em Brasília.
Ministros, parlamentares, governadores e membros do Partido e da Fundação participaram do evento, no auditório da sede nacional MDB/FUG.
Apresentado como proposta às bancadas e governadores eleitos, para nortear os debates com a sociedade e o próximo governo, o documento compara a economia nos governos anteriores com o modelo adotado pelo presidente Michel Temer, que conseguiu conter o avanço do déficit público, baixar a inflação e os juros, e retomar a geração de emprego.
O presidente nacional da FUG, ministro Moreira Franco, disse que o documento aponta o único caminho a seguir, que “é o caminho do combate efetivo aos privilégios e o compromisso com o crescimento econômico”. E mostrou que medidas implementadas no governo do MDB já produzem resultados. “Em 2016, tínhamos 14 milhões de desempregados, as pessoas perderam 10% da sua renda, o que só ocorre em ambiente de guerra. A inflação e os juros elevados. Adotamos as diretrizes do estudo Ponte para o Futuro (também elaborado pela FUG) e os resultados foram positivos”, afirmou o ministro. E alertou: “estamos numa curva descendente do desemprego, mas ainda com mais de 11 milhões de desempregados, que é um número muito alto. Temos que combater o desequilíbrio fiscal que pressiona a taxa de juros e a inflação, inibe os investimentos e gera desemprego”.
O ministro Diogo Oliveira elogiou o documento e destacou o empenho do governo Temer para colocar o Brasil de volta aos trilhos do crescimento. Lembrou que a inflação no governo do MDB caiu de 10,67% para 2,95%, os juros caíram de 17,25% para 6,5% e o país voltou a crescer, saindo de uma queda de 6% ao ano para um crescimento de 1%. Mas alertou que as reformas precisam continuar, sobretudo com a reforma da Previdência. “O orçamento de 2019 prevê gasto de R$ 800 bilhões com a Previdência, somando-se o público e o privado, enquanto que o gasto previsto com rodovias é de R$ 2,5 bilhões. É uma desproporção sem precedentes e isso terá de ser enfrentado”, afirmou.
O presidente nacional do MDB, senador Romero Jucá, destacou que o MDB precisa avaliar sua posição e construir uma união para seguir no cenário político nacional. “Esse documento é o primeiro posicionamento de um partido de forma programática, estruturada e clara depois das eleições. É um posicionamento para defender o que é mais importante para as pessoas, que é o desenvolvimento e isso só acontecerá se tivermos uma economia forte, geração de emprego e renda”, afirmou. O posicionamento político do MDB e o futuro do Partido também foram debatidos durante o encontro.
Conselho Curador
O documento Caminho do Futuro e o posicionamento político do MDB, considerando os resultados das eleições e o final do governo de Michel Temer, também foram debatidos na reunião do Conselho Curador da FUG, na tarde de terça-feira (6). Membros do Conselho e diretores da FUG nacional participaram do encontro.
Veja o documento na íntegra: O CAMINHO DO FUTURO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>