Casa de Ulysses comemora 30 anos da Constituição com estudantes de Santa Gertrudes

Rio ClaroRio Claro 2Rio Claro 1No período de 22 a 26 de outubro, mais de 250 alunos do 9º ano de escolas municipais de Santa Gertrudes visitaram a Casa de Ulysses, em Rio Claro. Eles participaram da comemoração aos 30 anos da Constituição Federal, no projeto pedagógico em parceria da Fundação Ulysses Guimarães em Rio Claro/SP com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Gertrudes, que é dirigida pela secretária Iara Lopes dos Santos.

Durante as visitas diárias, os grupos de alunos participaram de atividades coordenadas pelos seus professores e os coordenadores. Eles tiveram aulas demonstrativas, conheceram documentos e obras sobre a Constituinte e o Movimento Diretas Já, e assistiram o vídeo do momento em que Ulysses promulgou a Constituição em 1988.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer como é realizado o trabalho de separação e higienização dos documentos do Dr. Ulysses, com a responsável pelo setor, Márcia Maia. Também ouviram as lições de Mônica Frandi Ferreira, que é Superintendente do Arquivo Histórico de Rio Claro “Oscar de Arruda Penteado”.  Na Fundação, as visitas foram monitoradas pelas assessoras administrativas da FUG Silvia Venturoli e Thaís Lopes.

Participaram do projeto pedagógico, alunos e professores das seguintes escolas:

EMF Edna Teresa Fiório – professor de História Sérgio Michellin.

EMEF “João Rufino” – professor de História, Israel Brilhante Varão; professora de Inglês, Amanda Maria Tonon Seneme; professora de História, Lizandra Ferraz Pascon; professora de Geografia, Vanessa Cristina Camargo.

E.M.E.F Profª “Cecy App. Rocha de Aguiar” – professor de História, Sérgio Michellin; professora de Português, Rosimeire Aparecida Marque; coordenadora pedagógica, Sandra Angélica Pereira de Lima.

EJA- Educação Jovens e Adultos da EMEF João Rufino – professor de História, Sérgio Michellin e da Coordenadora Pedagógica, Angélica Sabaddin.

EMEF Professora Nilva de Lourdes Rocha Oliveira – professor de História, Rodrigo Diniz e coordenadora pedagógica, Viviane Hohne da Silva.

Ainda, por ocasião das datas comemorativas de aniversário de nascimento, morte do Dr. Ulysses e os 30 anos de Constituição estiveram conhecendo a Casa de Ulysses 80 alunos do Ensino Fundamental das escolas “Sylvio Araújo” e “Antônio Sebastião da Silva”, de Rio Claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>