FUG premia professoras que venceram o concurso “Ulysses Guimarães e Nossa História”

Concurso FUG

Brasília (DF) – A Fundação Ulysses Guimarães recebeu nesta terça-feira (20) a visita das professoras Natália Vieira Bueno e Rosana Tessuto, da rede municipal de Rio Claro (SP). Elas vieram a Brasília receber o prêmio por terem vencido o concurso “Ulysses Guimarães e Nossa História”. O concurso, sobre planos de aula nas escolas públicas, foi realizado em parceria com a Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

As duas professoras foram recebidas na FUG pelo Vice-presidente de Relações Internacionais, deputado federal Lelo Coimbra, acompanhado do Secretário Executivo, João Henrique de Almeida Souza, e pelo Secretário de Gestão, Chico Donato. A viagem à capital federal, incluindo visitas a monumentos históricos, fez parte da premiação às professoras. Cada uma também recebeu um notebook.

A ação da FUG Nacional foi para despertar e conscientizar a todos, em especial aos professores e alunos das redes públicas, sobre a importância de Ulysses Guimarães na política nacional. Ulysses era professor, foi deputado federal por 11 vezes, e tornou-se notável liderança na luta pela redemocratização do País. Ulysses era baluarte da vida pública brasileira, a referência nacional na coordenação dos trabalhos de redação da Constituição Federal de 1988.

Rica experiência

A primeira colocada no concurso foi a jovem professora Natália, que leciona há apenas dois anos na Escola Municipal “Prof. Sylvio de Araújo”, de ensino fundamental. Ela disse que foi uma rica experiência, pois sabia um pouco sobre Ulysses Guimarães, mas não tinha conhecimento sobre sua importância para a política nacional. Teve de pesquisar. Encontrou a base de seus estudos no próprio site da Fundação. “Sou de Rio Claro, estudei lá, mas não sabia a relação de Ulysses com a cidade. Hoje vejo a importância de passar essa parte da história para meus alunos”, afirmou.

Desafio

Segunda colocada no concurso, a professora Rosana também leciona na Escola “Prof. Sylvio de Araújo”. Tem 34 anos de magistério e conta que já leciona para os filhos dos seus primeiros alunos. Ela disse que adorou o desafio de falar sobre Ulysses Guimarães para as crianças.

“Eu vivenciei e vi pela TV boa parte da vida pública de Ulysses, como ele conduziu a Constituinte e procurei adaptar essa história para crianças. Trabalhei com a biografia de Ulysses, ouvi discursos, pesquisei na internet, e foi emocionante ver a promulgação da Constituição Cidadã. Assim pude realizar um trabalho de contar para as crianças como são feitas as leis, como nossos direitos e deveres foram incluídos na Constituição e onde Ulysses se encaixa nessa história”, disse.

Para Rosana, as histórias de Ulysses, de Tancredo e de Juscelino Kubitschek são muito ricas para a democracia e o desenvolvimento do país. “O que estão fazendo hoje [na política] é um retrocesso”, lamentou. Para ela, é muito importante a criança aprender quais são os seus direitos e quem zela por esses direitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>