Café com Política: projetos de lei de iniciativa popular pautam seminário no Rio de Janeiro

Projetos de lei de iniciativa popular e a participação dos cidadãos no processo político pautaram mais uma edição do Café com Política, evento promovido pela Fundação Ulysses Guimarães Rio de Janeiro nesta semana. Com o tema “Iniciativa Popular de Emenda Constitucional no Estado Democrático de Direito”, o evento teve como palestrante o mestre em Direito Constitucional, Jerson Carneiro.

Jerson Carneiro abordou projetos de lei de iniciativa popular durante mais uma edição do Café com Política.

Jerson Carneiro abordou projetos de lei de iniciativa popular durante mais uma edição do Café com Política.

Durante o debate, Carneiro ressaltou que a participação política do cidadão no Brasil está relacionada com a sua formação. O professor destacou que a formação política é um fenômeno de poder. “Falta a educação política para o povo. Ele não tem ciência de seu papel no exercício da democracia e, quando vê os parlamentares que os representam, tomam um susto”, afirmou. Com o objetivo de acabar com o distanciamento entre a população e seus representantes na política institucional e inspirado na experiência de outros países, Carneiro foi pioneiro no Brasil na elaboração de projetos de lei de iniciativa popular.

Sobre o primeiro projeto de lei de iniciativa popular

Dessa forma, Carneiro conseguiu apresentar o primeiro projeto de lei, em parceria com alunos do IBMEC. Trata-se do PL 940/2015, que cria um crédito especial para microempreendedores individuais. “A ideia é totalmente de autoria dos alunos do IBMEC”, frisou Carneiro. O professor defendeu que esse é um dos caminhos possíveis para a maior participação popular dentro do sistema política brasileiro, ressaltando a importância da FUG-RJ nesse processo: “Temos no Brasil mais de 1.200 faculdades de Direito. Por que os partidos políticos não ocupam esses espaços para interagirem com os estudantes? A FUG precisa se inserir nesse meio”.

Durante o debate, Carneiro ressaltou que a participação política do cidadão no Brasil está relacionada com a sua formação.

Durante o debate, Carneiro ressaltou que a participação política do cidadão no Brasil está relacionada com a sua formação.

Democracia representativa x população

Para o presidente da FUG/RJ, Amaury Cardoso, a democracia representativa no Brasil se distanciou da população, e o Estado se limita a reproduzir os interesses dos próprios representantes. “Não há democracia que amadureça sem educação, e as instituições partidárias precisam combater seus próprios vícios”, afirmou.

O pioneirismo dos projetos de iniciativa popular

“O Dr. Jerson é um dos profissionais mais bem quistos e renomados quando se trata de Direito Constitucional e Direito Administrativo no estado do Rio. O Cidadão Legislador, que é o título do livro do professor, aborda a iniciativa popular de Emenda Constitucional no estado democrático de direito, sendo o resultado da sua experiência pessoal em elaborar projetos de iniciativa popular de lei apresentados ao poder legislativo”, destaca Sávia Mídia, coordenadora do EAD da FUG/RJ.

Sávia destaca o pioneirismo do Dr. Jerson Carneiro.

Sávia destaca o pioneirismo do Dr. Jerson Carneiro.

A palestra contou ainda com a presença de estudantes de Direito do IBMEC, do secretário estadual de Educação, Wagner Victer; o Secretário de Gestão da FUG Nacional, Chico Donato; e dos núcleos do PMDB/RJ Mulher, Afro e Sindical.

O parlamento é o espelho do povo, pois nós os colocamos lá. Na democracia, quando você é um democrata como Dr. Ulisses Guimarães, você vive em um jogo de ganhar e perder. Tem de respeitar a diversidade de opinião e de interesse que existem na sociedade. O líder tem que compor. Entendo que para dar o rumo aos polos de orientação na sociedade – os partidos -, a iniciativa popular de lei possa ser um dos instrumentos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>