FUG/RJ realiza seminário de formação política e gestão do EAD

Coordenadores regionais e mediadores do Programa de Formação Política da FUG-RJ se reuniram na sede da FUG, na última quarta-feira, 08, para o seminário ‘Formação Política, Estratégias e Gestão de Ensino do EAD’. No encontro, foi realizada uma palestra sobre treinamento de coaching para ajudar os coordenadores e mediadores a desenvolverem autoconhecimento e senso de liderança.

O treinamento de coaching, orientado pela professora Tereza Couri, teve como objetivo permitir que os profissionais pudessem conhecer seus valores pessoais, aperfeiçoar conhecimentos, e planejar metas e ações. “Tereza foi um das primeiras diretoras, nos anos 80, de um dos mais importantes investimentos em educação, que foram os CIEPs. É muito produtivo que ela venha compartilhar sua experiência com a nossa fundação”, afirmou o presidente regional da FUG, Amaury Cardoso.

Professora Tereza Couri ressaltou a importância do papel do voluntariado para a promoção do interesse social e comunitário.

Professora Tereza Couri ressaltou a importância do papel do voluntariado para a promoção do interesse social e comunitário.

Segundo Tereza, a FUG-RJ conta com uma simbologia forte, que é o próprio nome de Ulysses Guimarães, e a personalidade firme do político é representativa para os profissionais da organização. “Vocês representam Ulysses Guimarães, que é uma marca única, homem de quem não se tem nada para falar sobre moral e ética”, afirmou.

A professora também ressaltou a importância do papel do voluntariado para a promoção do interesse social e comunitário. Para ela, ações voluntárias como a dos mediadores da FUG servem para desenvolver valores e espírito de liderança: “O voluntariado educativo coopera para uma experiência formativa na vida do cidadão, integrando saberes”.

Para ela, os coordenadores e mediadores da FUG podem colocar em prática as técnicas de coaching ao trabalharem com metas e aprimorarem a construção de bons relacionamentos. “Se você não está bem consigo mesmo, não saberá trabalhar em direção de objetivos e não será um profissional adaptável e flexível a mudanças sociais”, disse.

Ensino a distância

Após a palestra, foram apresentadas noções gerais sobre a modalidade de Ensino a Distância da FUG-RJ para o ano de 2017. A coordenadora do EAD/FUG-RJ, Sávia Midiã, exibiu aos participantes o modelo de inscrição para a abertura de novas turmas. Ela acredita que o seminário foi fundamental para motivar os voluntários e conscientizá-los sobre a importância da formação política.

“Existe um pensamento que diz que as pessoas gostam de saber para onde se dirigem e subirão a bordo se souberem para onde você quer que elas caminhem. Nesse sentido, a Diretoria de Formação e Capacitação, juntamente com a Coordenação Estadual do EAD da FUG-RJ, promovem capacitação para que o mediador voluntário da instituição esteja ainda mais preparado”, disse Sávia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>