FUG/RJ: Paulo Baía participa do “Café com Política”

Transformações recentes na política brasileira e formas contemporâneas de ativismo foram alguns dos temas debatidos durante o “Café com Política”, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães Rio de Janeiro.

Um dos principais pontos discutidos pelos participantes foi a fragmentação de perspectivas políticas da população. Para Paulo Baía, sociólogo e cientista político, a discussão política na sociedade é pautada hoje pelo ciberativismo, que não se limita ao espaço das redes sociais. “Não temos mais o dono da opinião, que controla os meios de debate. Vivemos o momento da horizontalidade, e não podemos mais duvidar do acesso dos cidadãos à informação”. 

Conforme Paulo Baía, a discussão política na sociedade é pautada hoje pelo ciberativismo.

Conforme Paulo Baía, a discussão política na sociedade é pautada hoje pelo ciberativismo.

Segundo Baía, há um processo de multiplicação de pautas – movimento que vem crescendo desde as manifestações políticas de 2013 -, e é preciso intensificar o diálogo entre os diferentes grupos que participam dessa dinâmica. “Muitas vezes não encontramos uma resposta, mas o outro tem. Nessa nova realidade sócio técnica, são colocadas em cheque as instituições, inclusive os partidos políticos”, afirmou o sociólogo. 

A crise de representatividade institucional e partidária foi comentada pelo presidente da FUG/RJ, Amaury Cardoso, que destacou como alternativa uma reforma política. Para ele, é necessário recuperar, por meios mais modernos, o papel das lideranças públicas fortes para catalisar os anseios de variados segmentos da sociedade. “Havia pessoas importantes, na década de 60, discutindo ideias amplamente, e hoje não há uma liderança nacional”, comentou. 

Para o advogado Márcio Vieira, é fundamental compreender as novas conjunturas do Brasil e do mundo e saber lidar com a multiplicidade de opiniões da população. “Na atual sociedade cosmopolita, o que deve prevalecer é a variedade de visões de mundo. Cada segmento da população tem seu tempo, e a instrumentalização de informação é um elemento importante para qualquer movimento político”, observou. 

A coordenadora estadual de EAD da FUG-RJ, Savia Midiã, acredita que o “Café com Política” é importante para promover os resultados das discussões políticas no partido. “Qual é o legado do movimento político de que você participa? Esse questionamento deve ser feito pelos militantes”.

O evento também contou com a presença de militantes do Movimento Brasil Livre (MBL).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>