Celebrações do centenário de Ulysses iniciam nesta quinta-feira

Documentário, exposições, comenda, peças publicitárias e sessão solene: essas são algumas das ações da FUG, em parceria com a Câmara dos Deputados, para celebrar o centenário de Ulysses Guimarães. 

Sessão solene marca o início das comemorações

Parentes, amigos e familiares de Ulysses devem participar nesta quinta, 6, a partir das 9 horas, da sessão solene do Congresso Nacional que dará início às celebrações de seu centenário. Durante a cerimônia, serão lançados o selo comemorativo, um documentário produzido pela TV Câmara e uma edição especial da série Perfil Parlamentar, assinada pelo jornalista Luiz Gutemberg (Edições Câmara). Em seguida, será inaugurada exposição que ilustra o pensamento de Ulysses sobre democracia e liberdade, com trechos de discursos e entrevistas acompanhados por imagens registradas pelo fotógrafo Orlando Brito ao longo de mais de 30 anos.

#CentenárioDeUlysses

#CentenárioDeUlysses

Ações até outubro de 2017

Até outubro de 2017, várias outras ações devem acontecer em homenagem a Ulysses, como colóquios; concursos de monografias, vídeos e reportagens; e lançamento de publicações dirigidas aos estudantes.

O site do centenário

“No cais alvoroçado, nossos opositores, como o Velho do Restelo de todas as epopeias, com sua voz de Cassandra e seu olhar derrotista, sussurram as excelências do imobilismo e a invencibilidade do establishment. Conjuram que é hora de ficar e não de aventurar. Mas, no episódio, nossa carta de marear não é de Camões e sim de Fernando Pessoa ao recordar o brado: Navegar é preciso. Viver não é preciso”.  

O trecho acima compõe o histórico discurso de Ulysses, proferido no dia 22 de setembro de 1973, na Convenção do MDB, em Brasília, lançando-se como ‘anticandidato’ à presidência da República. Este e outros discursos, bem como fotos, vídeos, críticas e biografia estão reunidos no site do centenário, elaborado pela FUG, em homenagem aos 100 anos do Senhor das Diretas.

O documentário em três episódios

Dividido em três episódios, o documentário Senhor Deputado Ulysses Guimarães, dirigido pelo jornalista Roberto Seabra, narra, na primeira parte, a chegada de Ulysses ao mundo da política, ainda nos anos 1940, até sua consagração como líder da oposição ao regime militar, em meados dos anos 70.

O segundo episódio mostra a luta de Ulysses e do MDB, partido que presidiu por mais de vinte anos, pela redemocratização. A terceira e última parte do documentário tem início com a Assembleia Nacional Constituinte, da qual Ulysses foi presidente. O episódio mostra também a participação de Ulysses nas eleições presidenciais de 1989.

A exposição

A mostra ULYSSES | 100 ANOS reúne registros de momentos marcantes da trajetória de Ulysses Guimarães em sua defesa da democracia e da liberdade. Ao lado de imagens cedidas pelo fotógrafo Orlando Brito, estão reunidos trechos de discursos e entrevistas que retratam o pensamento de Ulysses sobre o combate à censura e a importância da ética na política. A exposição dá especial destaque ao pronunciamento de promulgação da Constituição de 1988. A curadoria é do jornalista Clauder Diniz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>