Uma dimensão continental: esse é o tamanho do desafio da Formação Política em Mato Grosso

Um trabalho que já rodou mais de 11 mil quilômetros dentro do estado. Um cenário que envolve três ecossistemas no mesmo território – Amazônia, Pantanal e cerrado. Uma dimensão continental: esse tem sido o desafio do Programa de Formação Política em Mato Grosso, na região Centro-Oeste do país.

Durante o primeiro semestre desse ano, a estratégia foi a de ofertar os cursos do EAD em cidades-polo, que agreguem outros municípios ao seu redor. “Nossas caravanas já rodaram cerca 11.296 km dentro do estado, com uma média de quase 2.000km por mês. Já para o segundo semestre, essas distâncias aumentarão, em virtude de termos dentro do nosso planejamento ações nos municípios da região do Araguaia, onde as distâncias são maiores e o acesso à informação é mais difícil”, destaca o presidente da FUG/MT, Rafael Bastos.

De acordo com o presidente, a filial tem uma política de estar, sistematicamente, discutindo e planejando suas ações. “Focamos no público que queremos atingir e nas metas que são propostas, tendo como parâmetro o momento social e político que vivemos. Para isso, é fundamental estar em sintonia com as ações nacionais e também ter a sensibilidade de perceber a constante necessidade de conhecimento e aprendizagem”, fala Bastos.

A filial acredita que as ações desenvolvidas no estado servem de instrumento para mudanças políticas, sociais e culturais.

A filial acredita que as ações desenvolvidas no estado servem de instrumento para mudanças políticas, sociais e culturais.

As peculiaridades de Mato Grosso 

Mato Grosso possui uma área de nove mil metros quadrados, o que equivale ao tamanho da Venezuela. “Temos uma dimensão continental e somos o único estado que possui três ecossistemas: Amazônia, Pantanal e o cerrado. Aliado a isso tudo, temos diferenças culturais, sociais e econômicas que nos obrigam a ter ações diferenciadas dentro do mesmo território”, destaca o presidente.

Os desafios em forma de quilômetros rodados 

Os empecilhos ao longo do caminho servem de combustível para fazer com que a equipe da FUG/MT leve os cursos da Fundação para todas as regiões do estado. “Para elucidar, temos aqui o município de Vila Rica, distante 1.120 quilômetros da capital Cuiabá. Com quase a mesma distância, 1.143km, podemos viajar de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, até São Paulo, cruzando os estados de Santa Catarina e Paraná. Além da distância, outros fatores contribuem para aumentar as dificuldades, como estradas de chão batido, pontes, questões climáticas e culturais e acesso à Internet”, ressalta. 

Formação em Chapada dos Guimarães.

Formação em Chapada dos Guimarães.

Interiorização das ações

A filial acredita que as ações desenvolvidas no estado servem de instrumento para mudanças políticas, sociais e culturais. A interiorização dos trabalhos passa pela qualificação dos mediadores e também pela discussão, dentro do partido, da necessidade de investimento cada vez maior em conhecimento e educação.

“Investir no conhecimento e na educação nada mais é que prepararmos formadores de opiniões. A FUG-MT desenvolve muito bem esse papel, através da qualificação da nossa militância, dirigentes partidários e simpatizantes. O PMDB sai na frente, porque tem essa preocupação em preparar potenciais candidatos a cargos eletivos – já falando em eleições, tendo em vista que já estamos em plena campanha eleitoral. As palestras e cursos ministrados pela FUG representam um grande avanço da Fundação em Mato Grosso. Essa busca pelo saber, conhecimento e cidadania plena são muito importantes”, destaca o deputado estadual do PMDB, Silvano Amaral.

Presidente Rafael Bastos a FUG/MT conta que a filial concentrará seus esforços para ampliar parcerias e interiorizar cada vez mais suas ações.

Presidente Rafael Bastos conta que a filial concentrará seus esforços para ampliar parcerias e interiorizar cada vez mais suas ações.

Os alunos

Estudantes do ensino fundamental, médio, universitários, profissionais liberais, gestores públicos, sindicalistas: é a diversidade de perfis que marca as turmas do Programa EAD no estado. “Temos um exemplo inspirador da aluna Carolina Peres, professora universitária e doutora em Direito Privado pela Universidade de Extremadura – campus na cidade de Cáceres, na Espanha, que conclui o curso de Dicção e Oratória, e que agora quer levar para seus alunos o curso de Políticas Públicas de Gênero”, conta Rafael.

Segundo semestre com foco no Saber para Vencer

Com foco total nas eleições de outubro, a FUG/MT concentrará seus esforços para ampliar parcerias e interiorizar cada vez mais suas ações. Conforme o presidente Bastos, é um momento fundamental para o debate político e, consequentemente, a FUG tem a missão de preparar os representantes para os desafios da gestão da nossa sociedade.

Para a vice-presidente da filial, Teté Bezerra, a educação e a formação política são a base para formar um país mais justo e socialmente equilibrado. “Desde que tomamos a decisão de organizar a Fundação em nosso estado, tivemos como desafio principal o de levar conhecimento e debater as questões políticas e sociais para que possamos contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso”, afirma.

“Temos um enorme desafio e responsabilidade com nosso estado e nosso país – e somente com dedicação e compromisso de permanentemente ter a educação como elemento fundamental de transformação é que poderemos pensar em superar as barreiras e amarras que nos seguram para sermos uma grande nação”. Rafael Bastos, presidente da FUG/MT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>