FUG/RS realiza mais uma edição do Circuito Pensando o Futuro

“Direito, Transparência e Controle Social”: esse foi o tema da quarta edição do Circuito Pensando o Futuro, realizado no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira, 24.

Conduzida pela gerente do Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, Elisiane da Silva, a discussão começou com a constatação de que, no atual momento histórico, estudar os princípios do Direito é fundamental para acalmar os ânimos. “Nossa sociedade não está dividida em coxinhas e petralhas. O direito nos dá todos os argumentos jurídicos para defender ou para condenar”, acentuou.

Elisiane observou ainda que o processo social se movimenta por meio de um ciclo entre tensionamentos e avanços.  “Não existe botão para desligar a corrupção, pois ela é histórica em nosso país. Mas estamos aqui para construir o futuro. Só ele poderá ser diferente”, pontuou.

A gerente nacional do Programa de Formação Política palestrou sobre o tema Direito, Transparência e Controle Social.

A gerente nacional do Programa de Formação Política palestrou sobre o tema Direito, Transparência e Controle Social.

Patrick Guimarães, diretor da União Estadual dos Estudantes, destacou a importância do encontro ao propor o desafio de construir um futuro com ética na política. Já Charlis Santos, coordenador do Pensando o Futuro, assinalou que o diferencial do Circuito é ouvir os jovens, em especial, os universitários.

3ª edição

Debate sobre o atual cenário político com alunos da Ulbra Torres

A terceira edição do Circuito levou a Torres o debate sobre o “Atual Cenário Político e Econômico do Brasil”  com a  participação do ex-governador Germano Rigotto. A atividade, realizada na terça-feira, 22,  reuniu estudantes dos 13 cursos de graduação da Ulbra Torres.

O presidente da FUG-RS João Alberto Machado ressaltou que “o Tema é espinhoso, mas a academia é o lugar certo para a discussão sem maniqueísmos.” Ele lembrou ainda que o processo de desenvolvimento se constrói considerando práticas que façam o Brasil andar para frente.

A mesa de abertura do evento também foi composta por Fábio Kucera, presidente da União Estadual dos Estudantes, que destacou o desafio de se pensar algo novo para o Estado e para o Brasil. “Nossa proposta é uma reflexão e a academia é o lugar de se construir o futuro.” Já Débora Thomas , diretora da Ulbra Torres,  assinalou a parceira da instituição, que soma mais de 3 mil alunos,  em abrir espaço para que se possa desenvolver o processo de reflexão. “Uma universidade é espaço para a construção de pensamentos”, observou. Também participou Caio Santos, da Associação Universitária do Litoral Norte.

O ex-governador Germano Rigotto refez o caminho da formação histórica brasileira para lembrar que a atual situação política e econômica do país é resultado de processos ocorridos ao longo dos anos. Mencionou que o sistema financeiro brasileiro está capitalizado e regulado e a democracia, estável. Por isso, segundo ele, a solução para a atual crise do Brasil exige reformas estruturais como a política e a tributária, assim como a revisão do pacto federativo. “União, estados e municípios precisam definir melhor suas atribuições na gestão dos recursos públicos”, acrescentou.  Rigotto apontou ainda o processo de desindustrialização como um processo que acelera a crise financeira do país.  “O Brasil precisa retomar a industrialização”, citou.

Próximas edições:

29/03 – Unisc (Campus Capão da Canoa)

31/03 – Unisc (Campus Santa Cruz do Sul)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>