Eleições Municipais 2016: eleitor já pode se inscrever como Mesário Voluntário

Já pensou em se candidatar como mesário voluntário para atuar nas eleições de 2016? Qualquer cidadão pode contribuir com o processo eleitoral e os interessados em participar já podem se inscrever no programa Mesário Voluntário da Justiça Eleitoral. Para isso, basta clicar no link disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção Eleitor – Mesário Voluntário e preencher um adastro ou comparecer a um cartório eleitoral de sua cidade.

PostFace_Mesario_Voluntario_700x700px

Nomeação

A nomeação dos mesários será feita até 3 de agosto pelo juiz eleitoral do respectivos municípios, exceto membros das mesas que serão instaladas em estabelecimentos penais e de internação. Para exercer a função de mesário são chamados, preferencialmente, eleitores da própria seção, em situação regular com a Justiça Eleitoral e com formação em nível superior.

Números do último pleito 

No último pleito, em 2014, 1,3 milhão dos 2,4 milhões de mesários que trabalharam eram voluntários. A participação é permitida, obedecendo aos requisitos exigidos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Fique atento: quem não pode ser mesário?

– os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge;
– os membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva;
– as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
– os que pertencerem ao serviço eleitoral;
– os eleitores menores de dezoito anos.

*Com informações do TSE 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>