Técnicas de dicção e oratória são ministradas em Guarulhos, São Paulo

Como falar para ouvintes e telespectadores? Quais os canais de processamento de informação? Estas e outras questões foram abordadas ao longo do curso de Dicção e Oratória realizado no município de Guarulhos, São Paulo, no mês de janeiro. Os 43 alunos foram mediados por Wagner Aparecido Siqueira Franco.

A formação não para em São Paulo.

A formação não para em São Paulo.

“Existem pessoas que têm facilidade de falar; outras, de convencer. Algumas pessoas falam muito e dizem pouco, outras falam pouco, mas dizem muito. Um orador falastrão corre o risco de se enrolar no próprio discurso e perder o rumo da fala. Ele pode estar mais preocupado em chamar a atenção do que em deixar uma contribuição. Outros se portam como jornalistas, ou até como simples narradores de fatos. Considere sempre: “as pessoas não se reúnem para ouvir o que já conhecem”, por isso é preciso que o orador produza acréscimo de conhecimentos para seu público”, destaca o professor do curso, Joel Maciel.

Você sabia? 

A capacidade de impactar e até mesmo de convencer o público é diferente da capacidade  que as pessoas têm de lembrar-se do que foi comunicado. Alguns estudos sugerem que o cérebro humano passa um filtro considerável nas informações recebemos, mantendo na memória as que mais nos interessam. Algumas pesquisas referentes à capacidade de as pessoas reterem informações sugerem que nós guardamos em média:

10% Do que lemos

20% Do que ouvimos

30% Do que vemos

50% Do que vemos e ouvimos

70% Do que dizemos quando conversamos

90% Do que dizemos quando fazemos algo

Próximo curso

Na próxima semana, será aberta uma turma do novo curso “Eleições Municipais: saber para vencer”, na modalidade semipresencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>