Filiais da FUG no combate ao Aedes aegypti

O Programa de Formação Política tem o objetivo primordial de espalhar cidadania e educação por todo o Brasil. Com a ajuda de coordenadores e mediadores, vidas são transformadas diariamente. Várias ações que acontecem nas filiais, servem de exemplos para outros estados, disseminando os cases de sucesso por todo o País. No combate ao mosquito Aedes aegypti – responsável pela transmissão da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus –, não seria diferente.

Exemplo quem vem do nordeste

Nesta semana inicia no Ceará, mais uma edição da Caravana da Formação Política, que levará os cursos da Fundação para mais de 20 municípios. Durante os encontros presenciais, serão distribuídos materiais de conscientização para combater o mosquito. “No Ceará temos muitos casos de microcefalia. Só no município de Barbalha, temos 11 pessoas com o zika vírus. Fica a sugestão de trabalho para as demais filiais”, afirma o coordenador estadual, Roberto Wagner Machado.

#ZikaZero

#ZikaZero

Um recadinho do norte

Em Manaus, Amazonas, o Programa de Formação Política também está engajado no combate ao Aedes aegypti. Confira o recado do mediador Juliano Pinheiro:

 

#ZikaZero

O último sábado, 13, foi o “Dia Nacional de Mobilização Zika Zero”, que promoveu ações de conscientização em 350 munícipios, alcançando aproximadamente três milhões de famílias em todo o País, com a participação de ministros, da presidenta Dilma Rousseff, de agentes de saúde e de 220 mil militares.

A partir de hoje, um grupo de 50 mil militares visitará residências em 115 cidades para eliminar nascedouros do mosquito. A ação segue até a quinta-feira, 18. Uma outra fase do cronograma de atividades do Ministério da Defesa de combate ao Aedes aegypti será desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação entre 19 de fevereiro e 4 de março, quando as escolas públicas serão visitadas por militares. Serão realizadas palestras aos estudantes sobre a necessidade de combater o mosquito. O Ministério da Saúde confirmou, no final de novembro do ano passado, a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste. A grande mobilização deste sábado foca, portanto, na eliminação dos focos do mosquito que transmite a doença.

Fique atento: faça a sua parte! ;)

Fique atento: faça a sua parte! ;)

No dia 1º de fevereiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de emergência mundial por causa da relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia.

Atualmente, o Brasil trabalha, em parceria com os Estados Unidos, na elaboração de uma vacina contra o zika vírus. A expectativa é que os primeiros testes do imunizante ocorram em cerca de um ano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>