Mortalidade, Violência e Extermínio de jovens é tema da 9ª edição do #JuventudeNaEstrada

A capital gaúcha sediou no último sábado, 21, a 9ª edição da Juventude na Estrada. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e é uma realização da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul (FUG/RS) em parceria com a Juventude do PMDB (JPMDB). O tema escolhido para debate foi Mortalidade, Violência e Extermínio dos Jovens.

Segundo o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, João Alberto Machado, o projeto #JuventudeNaEstrada tem um potencial muito grande. “Durante o Congresso da FUG, falamos sobre o projeto, que será adotado em todas as filiais do país. É uma iniciativa que tem tudo para ser uma virada e mudar a política no Rio Grande do Sul e no Brasil”, destaca. Os eventos promovidos pela FUG/RS e a JPMDB tem construído conexão entre o que a juventude pensa e o que os políticos profissionais pensam. “Fico feliz porque a juventude é um laboratório para nossa atividade política. Estamos buscando um discurso que se aproxime da juventude”, finaliza.

Geralmente, em eventos políticos tradicionais, os participantes apenas ouvem. Por isso, a iniciativa de ouvir as pessoas tem dado certo, de acordo com o coordenador do projeto Juventude Na Estrada, Norton Soares. “Nos incomoda eventos que as pessoas só ouvem e batem palmas. Os protagonistas são os próprios participantes”, explica.

O presidente da JPMDB/RS, Roberto Fantinel, falou ainda sobre a importância da condução de uma nova política na sociedade. “Nós reunimos jovens de todas as partes do Estado para criar um novo rumo. Nós queremos trilhar grandes caminhos para a juventude e transformar, juntos, o Estado e o país que queremos”, conta. Beto agradeceu também o apoio da FUG/RS e seu presidente. “Se estamos aqui hoje é porque contamos com o apoio da FUG/RS e do seu presidente, João Alberto Machado. Sempre foram nosso parceiros na construção e superação das dificuldades. E seguimos debatendo para incentivar a juventude a determinar os caminhos que devem ser seguidos”, afirma.

“A política não é nossa inimiga. Ela eleva o espaço de cidadania”

Um dos painelistas do dia foi o secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos, César Faccioli. Segundo uma pesquisa realizada pelo secretário, algumas das principais causas para a letalidade juvenil são os baixos índices da educação formal, o preconceito, a exclusão econômica, a informalidade, o menor acesso ao mercado de trabalho, a violência policial, a evasão escolar e a baixa qualidade da educação pública. “O que nos preocupa é que a juventude não é só vítima, mas também autora dessa violência”, aponta.

Um dos painelistas do dia foi o secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos, César Faccioli.

Um dos painelistas do dia foi o secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos, César Faccioli.

Os projetos promovidos pela secretaria de Justiça e Direitos Humanos trabalham com o conceito de construção da cultura da paz. “Desguetizar os guetos é uma das nossas metas. Queremos conscientizar a sociedade contra qualquer tipo de preconceito. Afinal, no Brasil, somente 8% dos homicídos são esclarecidos enquanto na Alemanha esse índice salta para 96%”, conta.

WhatsApp como forma de prevenção da violência

Atualmente, é difícil encontrar alguém que não esteja conectado. E por isso é comum casos de golpes e criminalidade através das redes. E se a plataforma for utilizada para prevenir a violência? Foi o objetivo do Capitão Fernando Maciel, que utiliza o  WhatsApp como ferramenta de policiamento comunitário na BM. “Temos que ser criativos e a BM tem que se adaptar às redes sociais. A corporação precisa se manter atualizada e conectada par acompanhar as necessidades de seus usuários, uma vez que a utilização de tecnologias acessíveis à maioria da população ainda é explorada em menor escala na BM”, conta.

Segundo o Capitão, assim como os criminosos usam as redes para fazer o mal, que usemos para fazer o bem. “Criamos um grupo de WhatsApp no bairro Cidade Baixa. Adicionamos representantes da Prefeitura, BM, moradores e policiais. Essa ferramenta nos ajuda muito, porque o atendimento é instantâneo e é aproveitado no combate à criminalidade”, explica.

#Agenda

10º encontro: Políticas estaduais de juventude. O evento ocorre em Tramandaí, no dia 5 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>