RS: “As ações da juventude têm o poder de influenciar outros segmentos da sociedade e do partido”, afirma Paulo Baía durante 6º encontro do #JuventudeNaEstrada

“Participação e Influência da Juventude na Política”: esse foi o tema do 6º encontro do projeto #JuventudeNaEstrada, realizado na Câmara de Vereadores de Carazinho, Rio Grande do Sul,  no último sábado, 03. O evento contou com a participação especial do sociólogo, cientista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Paulo Baía.

O cientista político destacou que a Fundação e a Juventude do PMDB/RS estão fazendo um trabalho importante que é o de trazer para o cotidiano as ideias e práticas políticas, além de estabelecer diálogos concretos com vários atores sociais. Essa atitude rompe com a dicotomia de que a população está de um lado e a instituição política de outro. “Como essa ação é feita pela juventude, ela tem um poder de contágio, no sentido de influenciar outros segmentos do Partido e da sociedade”, pontua Baía.

Encantamento político

Na sua fala, o sociólogo enfatizou que a sociedade brasileira não está descontente com a política – pelo contrário -, ela está encantada em fazer política. Ele disse que o principal questionamento e queixa da sociedade é que ela não se sente representada pelas instituições políticas. “Por isso, deve haver um esforço das instituições políticas partidárias para estabelecer diálogo com esse encantamento político da população, que está encantada, mas ainda pessimista. A sociedade está mais politizada do que nunca”, destaca.

 

Sociedade em rede

Segundo o professor, uma das características da sociedade moderna brasileira é que ela está em rede, altamente conectada pelos celulares que reúnem todas essas mídias, e ao fazer isso, tornam as pessoas ao mesmo tempo receptoras e emissoras de informação.

Gestão partidária responsável

O presidente da FUG/RS, João Alberto Machado, falou da importância de haver uma gestão partidária responsável. “Na Fundação, estamos justamente discutindo sobre gestão partidária, principalmente nesse momento em que ocorreram mudanças na legislação”, afirma.

Jovens de diversas regiões participaram do encontro.

Jovens de diversas regiões participaram do encontro.

Conforme o presidente da JPMDB/RS, Roberto Fantinel, os encontros são muito importantes para reunir a juventude e debater temas relevantes, além de oxigenar o Partido. Ele também destacou a importância do apoio da Fundação para realizar o projeto Juventude na Estrada em dez macrorregiões do estado.

 O mais jovem presidente da JPMDB do Rio Grande do Sul é de Carazinho

Antes do evento, pela manhã, foi empossada a Juventude do PMDB de Carazinho, que terá como presidente, João Pedro, que aos 15 anos é o mais jovem representante da juventude no Estado.

João Pedro com o professor Paulo Baía.

João Pedro com o professor Paulo Baía.

“É dessa forma que se começa, mesmo com um grupo pequeno. Por isso, a importância dos grêmios estudantis e centros acadêmicos para formar candidaturas e aprender a fazer alianças e ter vivência partidária. E Carazinho é uma cidade muito importante no contexto político”, ressalta João Alberto.

O mais novo presidente da JPMDB agradeceu o apoio da Fundação e do Partido.  “Todos os jovens que estão aqui abriram mão da sua tarde de sábado para participar dos debates sobre temas que interessam a todos nós”, agradeceu João Pedro.

Confira a programação do #JuventudeNaEstrada até o fim do ano:

7º Encontro: “A influência e participação da juventude nos governos”. Novo Hamburgo, 17 de outubro.
8º Encontro: “A juventude e a comunicação nas redes”. Pelotas, 07 de novembro.
9º Encontro: “Mortalidade e extermínio da juventude: violência, drogadição e inclusão social”. Porto Alegre, 21 de novembro.
10º Encontro: “políticas estaduais de juventude”. Tramandaí, 05 de dezembro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>