#JuventudeNaEstrada realiza quinto encontro no Rio Grande do Sul

“É fundamental a retomada do diálogo com a juventude através dos grêmios estudantis das escolas e dos centros acadêmicos das universidades”, afirmou o presidente da FUGRS, João Alberto Machado, no último sábado, 12, durante a abertura do quinto encontro do projeto #JuventudeNaEstrada, no município de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul.

Participantes debateram a temática “A Juventude no Movimento Estudantil”.

Participantes debateram a temática “A Juventude no Movimento Estudantil”. Foto: Galileu Oldenburg. 

 

O seminário que teve como tema principal “A Juventude no Movimento Estudantil”, contou com as palestras de Luís Alexandre Alves, jornalista e graduando em Ciências Sociais (UFPel), e Darini Moreira Machado, mestre em Política Social pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Luís Alves abordou questões como a evasão da universidade pública e reforçou a importância do movimento estudantil como ferramenta de formação. “Por isso, a importância de fomentar debates e incentivar a criação e atuação dos grêmios estudantis nas escolas”, enfatizou.

Conforme Darini Machado, o surgimento do movimento estudantil aconteceu no século XVIII, quando soldados franceses invadiram o Brasil – ainda sob o domínio de Portugal – e foram expulsos por uma multidão de jovens brasileiros.

Confira aqui a carta de Santo Ângelo 😉

Saiba mais sobre os palestrantes

Luís Alexandre Alves

Ele é fundador e membro do Centro Acadêmico do Curso de Jornalismo da UFPEL. Além de ter sido Coordenador Geral do DCE da UFPEL entre 2013 e 2014 e diretor da UEE-Livre RS gestão 2011/2013.

Darini Moreira Machado

Já foi presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Professor Chaves, em Santana do Livramento em 2006 e 2007 e  coordenadora-geral do Diretório Acadêmico de Ciências Sociais da UFPEL entre 2008 e 2009. Atuou também como coordenadora geral do DCE e conselheira universitária entre 2009 e 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>