#JuventudeNaEstrada debate políticas de gênero em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, ficou pequena para sediar o segundo seminário do projeto #JuventudeNaEstrada, no último sábado, 18. O evento reuniu jovens de 27 municípios gaúchos – das regiões do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Centro-Serra – para debater políticas de gênero na juventude.

O projeto, que proporciona um espaço democrático e oportuniza aos jovens se manifestarem sobre temáticas relevantes, acontece em uma parceria entre a Fundação Ulysses Guimaraes e a JPMDB/RS.

O presidente da FundUlysses, João Alberto Machado, destaca que esses eventos permitem que os jovens expressem suas opiniões para que juntos possam construir posicionamento e mudanças políticas no Partido e na sociedade.

Evento contou com a participação de 120 jovens.

Evento contou com a participação de 120 jovens.

Segundo o presidente da JPMDB-RS, Beto Fantinel, a juventude está, cada vez mais, se envolvendo no processo político.  “Somos agentes de transformações e estamos construindo uma nova história”, destaca. O presidente estadual ressaltou também a importância do debate com a base para construir o posicionamento ideológico da JPMDB-RS. “Vamos ter propostas claras, defender o que pensa a juventude peemedebista, ouvir a voz dos nossos filiados e transformar a realidade”, explica.

Palestra com a doutora Jussara Prá

O evento contou com a palestra de Jussara Prá – doutora em Ciência Política e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Mulher e Gênero – NIEM/UFRGS. Após a exposição do tema pela painelista,
os jovens se reuniram em grupos para o debate. As reflexões e considerações da juventude estão na Carta de Santa Cruz do Sul, documento que irá nortear as ações da JPMDB-RS sobre políticas de gênero na juventude.

Jussara Prá palestrou sobre as políticas públicas de gênero na juventude.

Jussara Prá palestrou sobre as políticas públicas de gênero na juventude.

Sobre a Carata de Santa Cruz

A Carta de Santa Cruz do Sul, documento que irá nortear as ações da JPMDB-RS, é resultado de amplo debate da juventude sobre o tema. Entre as considerações, os jovens disseram acreditar que é justo que se estabeleça uma lei de cota e paridade de 50% de vagas para mulheres candidatas no cenário político. Eles assinalaram ainda que é preciso fomentar a reformulação do estatuto partidário para a inclusão da obrigação de que 50% das vagas nas atividades partidárias sejam preenchidas por mulheres. Clique aqui para acessar a Carta.

Jovens elaboraram a Carta de Santa Cruz durante o evento.

Jovens elaboraram a Carta de Santa Cruz durante o evento.

Próximo encontro

Ao todo, serão realizados 10 encontros macrorregionais que consolidam a participação dos jovens gaúchos na construção do posicionamento da JPMDB-RS em relação a assuntos que afetam a juventude gaúcha e brasileira. A próxima edição está marcada para o dia 15 de agosto, em Barra do Ribeiro, e terá como tema “passe livre”.

Confira a programação completa dos próximos seminários:

– 3º Encontro: “Passe livre”. Barra do Ribeiro, 15 de agosto.

– 4º Encontro: “Políticas de acesso à Educação”. Gramado, 22 de agosto.

– 5º Encontro: “A juventude no movimento estudantil”. Santo Ângelo, 12 de setembro.

– 6º Encontro: “Participação e influência da juventude na política”. Carazinho, 03 de outubro.

– 7º Encontro: “A influência e participação da juventude nos governos”. Novo Hamburgo, 17 de outubro.

– 8º Encontro: “A juventude e a comunicação nas redes”. Pelotas, 07 de novembro.

– 9º Encontro: “Mortalidade e extermínio da juventude: violência, drogadição e inclusão social”. Porto Alegre, 21 de novembro.

– 10º Encontro: “Políticas estaduais de juventude”. Tramandaí, 05 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>