#Zaption: como utilizar vídeos na aprendizagem?

Transformar vídeos em experiências ativas de aprendizagem: essa é a proposta da plataforma Zaption, que permite usar qualquer vídeo já existente no YouTube, Vimeo ou qualquer outro lugar, e adicionar a ele informações complementares. A ferramenta inclui uma barra lateral no vídeo onde podem ser incluídas informações em texto, imagens, quizz, o que forma os chamados “learning tours” ou excursões de aprendizagem.

As interações dos alunos são armazenadas e compõem um banco de dados, individual e da classe, que pode ser utilizado pelos educadores tanto para acompanhar o aprendizado, quanto para modificar as instruções de acordo com as necessidades individuais ou do grupo.

Todos os vídeos disponibilizados no Zaption podem ser utilizados e customizados, o que estimula a troca de conteúdos e a adaptação deles para cada contexto.

Todos os vídeos disponibilizados no Zaption podem ser utilizados e customizados, o que estimula a troca de conteúdos e a adaptação deles para cada contexto.

O diferencial dos dados oferecidos pela plataforma é que eles são de fácil compreensão e oferecem para quem os lê um feedback imediato sobre a forma como os telespectadores interagem com o conteúdo e entendem os conceitos-chave de cada vídeo.

Gratuito

A plataforma é gratuita e por enquanto está disponível em inglês, espanhol, francês e hebraico. A previsão é de a que a versão em português esteja disponível no inicio do próximo ano.

Todos os vídeos disponibilizados no Zaption podem ser utilizados e customizados, o que estimula a troca de conteúdos e a adaptação deles para cada contexto

150 mil usuários

Desde seu lançamento, em 2013, a plataforma soma mais de 150 mil usuários, sendo 70% deles professores e alunos do ensino regular, 20% do ensino superior e o restante de empresas que realizam treinamentos corporativos.

Com informações de Porvir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>