E se as eleições gerais e municipais fossem realizadas de quatro em quatro anos de forma simultânea?

A gente inicia este texto já fazendo uma pergunta: e se as eleições para prefeito, vereadores, deputados, governadores, senadores e presidente da República fossem realizadas de forma simultânea, de quatro em quatro anos? Não faz ideia do que a gente está falando??? Pois bem, o Conexões vai ter uma mãozinha para entender o assunto. 😉

Compartilha com a gente a sua opinião! ;)

Compartilha com a gente a sua opinião! ;)

#Como é hoje

Atualmente as eleições ocorrem a cada dois anos, sempre nos anos pares – com exceção do cargo de senador, que tem mandato de oito anos – os demais cargos eletivos têm mandatos de quatro. Partindo desta realidade, os cargos eletivos são disputados em dois grupos, da seguinte forma: eleições federais e estaduais para os cargos de presidente da República, senador, deputado federal, governador e deputado estadual; e eleições municipais para os cargos de prefeito e vereadores.

#Como funcionaria com a unificação?

As eleições gerais e eleições municipais seriam realizadas num único pleito. Ou seja, o eleitor iria às urnas para, de uma vez só, votar em: presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador. O estabelecimento de um calendário eleitoral único é proposto pela PEC 32/2011 e pela PEC 71/2012.

 #Menos despesas

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com eleições a cada quatro anos (e não de dois em dois anos, como é hoje) a economia para os cofres públicos poderia chegar a R$ 400 bilhões – que foi o custo das últimas eleições municipais.

#Cargos exercidos por quatro anos

A unificação das eleições acarretaria com o fim do “abandono” de cargos – prefeitos não disputariam mais eleições para o governo do Estado e vereadores não se canditariam a deputado.

#Posições contrárias

Quem é contrário à unificação, acredita que as eleições de dois em dois anos proporcionam mais debates sobre a politica no país. De quatro em quatro anos levaria a população a discutir menos os pleitos para prefeito, dando mais importância para as eleições  para governador e presidente.

E a sua #opinião?

Agora o Projeto Conexões quer saber o opinião dos conect@dos de plantão: a favor ou contra a unificação? Comentem, opinem, gritem na janelaaaa! :)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>