A FAVOR OU CONTRA AS #COLIGAÇÕESPARTIDÁRIAS?

Quais as vantagens e desvantagens das #ColigaçõesPartidárias? Como funcionam? Por que esse tema está em discussão?

O assunto ganha, a cada dia, mais destaque nas rodas de debate por ser um dos itens que englobam a Reforma Política.  E qual a importância disso??? É uma questão simples de ser respondida: para cobrarmos mudanças e reivindicar direitos, é preciso participar e compreender o que acontece no cenário politico brasileiro. Para isso, o Projeto Conexões te uma ajudinha.

Coligação

Conect@ado, qual sua opinião sobre o tema?

#Partiu falar sobre as coligações partidárias

#Passo1

 O que é uma coligação?

Coligação é o nome que se dá à união de dois ou mais partidos que apresentam conjuntamente seus candidatos para determinada eleição. As coligações podem ser formadas para eleições majoritárias (escolha de prefeitos, governadores, senadores e presidente da república),proporcionais (vereadores, deputados estaduais, distritais e federais) ou ambas.

 #Passo2

De olho no tempo do horário eleitoral

Nas eleições majoritárias, a coligação é responsável por definir o tempo do horário eleitoral gratuito de cada candidato, já que o tamanho da bancada parlamentar na Câmara dos Deputados é utilizado como base do cálculo. Quanto mais deputados uma coligação tiver, maior o seu tempo na televisão.

#Passo3

Mais candidatos eleitos

No caso das eleições proporcionais, além do horário eleitoral, as coligações influenciam também na definição dos eleitos. As vagas eletivas são distribuídas em proporção aos votos obtidos pelos partidos ou coligações partidárias. Ou seja, quanto mais votos uma coligação ou partido receber, mais candidatos irão se eleger. Esse sistema faz com que um candidato com muitos votos ajude a eleger candidatos da sua coligação ou partido com menos votos.

#Passo4

 Quais são as propostas em debate para as coligações partidárias?

Entre as propostas para mudar o atual sistema está a  PEC 40/2011, que autoriza coligações eleitorais apenas nas eleições majoritárias. Além disso, há também a possibilidade de criação de federações partidárias com tempo definido. Ou seja, os partidos poderiam se unir desde que cumprido um tempo mínimo de anos.

E  agora a pergunta que não quer calar: as coligações devem ou não continuar???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>