O que é este tal de #NovembroAzul?

O outubro rosa se foi e agora chega o novembro azul. Mas, qual é a moral? Bom, a gente explica: serão trinta dias em que espaços públicos serão pintados ou decorados com esta cor e muitos programas recebendo entrevistados para falar sobre o assunto. Isso tudo serve para chamar a atenção dos homens. Ué, pra que isso? Ora, para os exames preventivos de câncer de próstata sejam feitos e por isso, este mês foi batizado de #NovembroAzul.

O câncer de próstata, no Brasil, é uma das doenças mais comuns entre os homens. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) a população masculina brasileira terá mais de 69 mil casos só este ano. Esses dados correspondem a um risco estimado de cerca de 70 casos novos a cada 100 mil habitantes homens.

Novembro Azul

Novembro Azul chegou. esta Causa também é sua?

 

Números da doença:

O INCA, para poder mostrar melhor o mapa da doença, classifica o país em regiões:

Região Sul: a taxa é de cerca de 91 casos por 100 mil habitantes;

Região Sudeste: 88 casos por 100 mil habitantes;

Região Centro Oeste: 62,55 por 100 mil

Centro-Oeste: 47,46 por 100 mil

Nordeste: 30,16 por 100 mil

Norte: 30,16 por 100 mil

Sem considerar os tumores de pele, que estão em primeiro lugar no ranking desta doença, o câncer de próstata incide em todas as regiões do país como mostra a relação acima. Um dado que chama atenção é que a região sul do país concentra a maior proporção: São cerca de 91 casos de homens com câncer de próstata para 100 mil habitantes!!!!!!!!!!!!!

É considerado uma doença da terceira idade e muito perigosa por não apresentar sintomas na fase inicial. Por isso, a importância da prevenção. Não tenha medo, se você já tem 40 anos procure um urologista e converse com ele. Previna-se já!!

 

Com informações: INCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>