Dia Nacional do Livro: como surgiu o mercado literário e como é hoje no Brasil?
Hoje nós comemoramos o Dia Nacional do Livro, mas você sabe como surgiu a data? E como anda o nosso mercado editorial hoje em dia, com as novas tecnologias?
Como surgiu o Dia Nacional do Livro?
A data foi criada em homenagem à fundação da Bibliota Nacional, criada em 29 de outubro de 1810 como resultado da transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil. Isso, claro, quando o então rei de Portugal, D. João VI, veio para o Brasil acompanhado de sua corte, fugindo dos ataques de Napoleão Bonaparte.
Com essa vinda, muitas outras coisas aconteceram para melhorar a difusão de informações no Brasil. O primeiro passo foi a criação da Imprensa Régia que buscava tornar públicos documentos oficiais do reino – o que foi um empurrãozinho para que o campo editorial brasileiro começasse a existir de fato.
Isso porque, quando era colônia, o Brasil estava proibido de editar livros! Tipo castigo, sabe?
E hoje?
O mercado editorial digital ainda está engatinhando no Brasil mas, em 2013, ele foi responsável por 3% das vendas de livros no país. Há também pesquisas que apontam um crescimento significativo nos lucros relacionados à venda de livros digitais. Segundo a pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial, feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe); em 2012, esse faturamento alcaçou 3,8 milhões, enquanto os lucros obtidos em 2013 foram de 12,7 milhões. Um salto significativo para o setor.
De qualquer jeito, não importa como ou onde você lê. O importante é ter sempre a literatura como companheira, seja em um livro de papel ou em um e-reader. 😉
Aproveita e conta para gente qual livro você está lendo no Dia Nacional do Livro! =)
Com informações de Blog do Adalberto Scardelai, Folha de S. Paulo e Estadão.