A queda do desemprego e como conseguir uma vaga nas redes sociais

A taxa de desemprego no Brasil caiuuu!! o/ o/ o/

Segundo a última Pesquisa Mensal de Emprego feita pelo IBGE, a taxa de desemprego em setembro caiu para 4,9% e foi a menor nos últimos 12 anos! A pesquisa foi feita nas regiões metropolitanas de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Quer ajudar a melhorar essas estatísticas e conseguir um novo emprego? Ou já está trabalhando, mas busca uma guinada na carreira? As redes sociais podem te ajudar! 😉

vaga nas redes sociais

Sua vaga nas redes sociais!

Muita gente não percebe, mas as redes sociais podem ser ótimas aliadas na hora de conquistar o seu novo emprego. Em um estudo de 2013 realizado pelo Jobvite, 94% dos recrutadores entrevistados dizem usar  ou pretender usar alguma rede social para recrutamento de candidatos. É por isso que separamos algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa.

#1 Crie já o seu perfil no LinkedIn

Você ainda não tem um perfil no LinkedIn? Tá esperando o que para criar o seu? Grandes empresas utilizam a rede social para recrutar novos funcionários online.

Preencha direitinho o seu currículo e conecte-se com os seus amigos. Para ganhar mais visibilidade, participe de grupos relacionados à sua área de atuação e tente interagir nos debates que acontecem na rede. O LinkedIn é a rede social mais popular entre recrutadores: 94% dos que usam redes sociais em seu trabalho costumam buscar candidatos através da rede. Aproveita e te conecta com o Conexões por lá!

#2 O Facebook também ajuda

Manter uma imagem profissional no Facebook também pode te ajudar a encontrar o emprego dos sonhos. Para isso, mais do que focar em colocar todo o seu histórico profissional na rede, você deve tentar participar de grupos relacionados à sua área de atuação ou até mesmo grupos genéricos que divulguem vagas de empregos.

65% dos recrutadores dizem usar essa rede social para buscar novas contratações – quem sabe você é a próxima?

#3 Uma mãozinha do Twitter

No Twitter não existe a possibilidade da interação em grupos. Mesmo assim, essa também pode ser uma boa forma de conquistar o trabalho que você esperava, já que a rede é usada por 55% dos recrutadores em processos de seleção de pessoal.

Aqui o importante é ser influente. Atualize seu perfil apresentando qual a sua área de atuação e, sempre que achar alguma notícia ou informação realmente pertinente para o segmento, aproveite para divulgá-la através da rede, lembrando-se de utilizar as hashtags corretas.

Como a interação aqui se dá de forma mais direta, experimente retweetar postagens de empresas onde gostaria de trabalhar ou entrar na conversa, elogiando as ações que mais lhe interessaram. Apenas tome cuidado para não se tornar excessivo.

Conhece alguém que conseguiu o emprego dos sonhos através das redes sociais? Conta pra gente!

Com informações de Jobvite e Uol Economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>